O bagel é um tipo de pão muito popular nos EUA, particularmente em Nova Iorque. Mas vamos esclarecer já uma coisa: não é o único lugar no mundo onde se pode comer bagels autênticos e decentes. A verdade é que vocês os podem fazer em casa, não importa onde morem. E embora sejam caseiros, têm todas as qualidades essenciais: um exterior brilhante, um sabor levemente doce e salgado e um interior perfeito.
Antes que comecem já a fazer suposições, fazer bagels em casa não é difícil. Requer os mesmos ingredientes de um pão normal: farinha de trigo, sal, água e fermento de padeiro. O que requer mais é tempo – cerca de 3 horas. Mas isso também não é propriamente uma dificuldade, já que terão que ficar apenas à espera enquanto a massa faz o seu trabalho sozinha
Há só um truque que faz toda a diferença: ferver a massa antes de ir ao forno. Parece estranho, não é? Mais do que qualquer ingrediente ou outro aspecto do processo, é esta etapa que define a singularidade do bagel, pois provoca uma caramelização do amido da massa, criando uma camada crocante e brilhante de dar água na boca.
Portanto, se estão à procura de um projeto divertido para o fim de semana, experimentem esta receita e deliciem-se com uma viagem até ao outro lado do Atlântico.


Informação
9 unidades
3 horas
20 minutos
Ingredientes
- Para a massa:
1 colher (de sopa) de açúcar
300 ml de água morna
6 g de fermento de padeiro seco
500 g de farinha de trigo sem fermento
1 colher (de chá) de sal fino
Óleo vegetal para untar
- Para a água de cozimento:
1,5 l de água
1 colher (de chá) de açúcar branco
1 colher (de sopa) de açúcar mascavado
- Para polvilhar:
1 clara
Sementes de sésamo


Passo a passo
- Numa taça, junte o açúcar, uma parte dos 300 ml de água morna e o fermento de padeiro seco. Misture e deixe repousar por 5 minutos.
- Entretanto, na taça da batedeira, coloque a farinha, o sal fino e a restante água morna.
- Depois, junte o fermento activado, volte a misturar e amasse com o gancho da batedeira por 5 a 7 minutos até obter uma massa elástica e pouco pegajosa. Tape a massa com película aderente e deixe levedar até dobrar de volume, cerca de 1 hora.
- No final desse tempo, divida a massa em 9 porções iguais (cerca de 90 g) e faça bolinhas com elas. Quanto mais redondas as bolinhas, melhor será o formato final do bagel.
- Coloque as bolinhas numa superfície untada com óleo vegetal e cubra com uma toalha levemente humedecida. Deixe levedar por mais 30 minutos.
- Enquanto isto, prepare a água para a cozer. Numa panela média, encha com a água e o açúcar e deixe ferver levemente.
- Com o seu dedo, pressione o centro e faça um buraco como se fosse um donuts. Cubra com um pano húmido e deixe descansar por 10 minutos.
- Coloque os bagels na água. Ferva por 2 minutos de um lado, vire e ferva por mais 1 minuto. Retire-os da água e coloque-os no tabuleiro que irá ao forno, forrado com papel manteiga
- Bata a clara juntamente com uma colher de sopa de água. Pincele os bagels e polvilhe com algumas sementes de sésamo.
- Leve ao forno, pré-aquecido a 220 ºC, por 20 minutos, virando-os de lado a meio do tempo.
- Retire os bagels do forno e deixe arrefecer numa grade de arrefecimento.







