Estamos em plena época da ameixa e, ao que parece, tem tudo para ser um ano em grande para os seus apreciadores. Como as árvores estão carregadas de fruto (e isto de ter familiares com gosto em explorar a horta caseira tem as suas vantagens), um destes dias tinha na minha cozinha uma caixa com alguns quilos sem saber que destino lhes dar. Foi quando me lembrei de fazer este tea bread.
Os pães de chá, em tradução literal, estão a meio caminho entre um bolo e um pão de forma. São muito conhecidos na cultura inglesa e, como não requerem tempo de fermentação, tornam-se muito simples e rápidos de se fazer. São perfeitamente adaptáveis a várias versões e, o melhor de tudo, não são muito doces.
As ameixas frescas durante a cozedura acabam por se desfazer, salpicando o bolo de uma cor linda e de um sabor incrível. Acrescentei ainda um punhado de amêndoas torradas que lhe dá uma crocância surpreendente. O resultado é um bolo húmido e bastante perfumado com canela, cardamomo e gengibre. Perfeito para um pequeno-almoço a fugir à rotina ou a companhia ideal para uma chávena de chá a meio da tarde.