À primeira vista, as semelhanças com o pão brioche são muitas, mas as suas tranças são inconfundíveis. O challah é pão tradicional de origens judaicas, com um visual impressionante e muito presente nas mesas em feriados e ocasiões especiais. Mas a verdade é que o seu sabor rico e a crosta dourada brilhante fazem as delícias qualquer que seja o dia. O seu aspecto entrançado é o que o torna verdadeiramente especial que, dizem os antigos, simboliza a união da família e dos amigos.
A massa é enriquecida com ovos e óleo e algumas colheres de açúcar o que lhe dá uma textura maravilhosa levemente adocicada e um miolo bastante macio. No entanto, desengane-se quem pensa que são necessárias técnicas complicadas. É um pão muito simples e pode ser feito do início ao fim no espaço de uma tarde. Pensem nisso como um projeto de terapia. Ponham as mãos na massa e assim que sentirem o cheiro do challah assando no forno verão como é realmente satisfatório.





Informação
2 pães com cerca de 480g
3 h (inclui tempo de fermentação)
30 minutos
Ingredientes
550 g de farinha T55
200 ml de água morna
70 g de açúcar
9 g de sal
6 g de fermento biológico seco
40 g de óleo vegetal
2 ovos
1 gema (para pincelar)



Passo a passo
- Na taça da batedeira, coloque todos os ingredientes e com a ajuda do gancho amasse em velocidade baixa por 5 minutos. De seguida, aumente a velocidade por 15 minutos até ganhar brilho e se descolar das laterais
- Molde a massa em forma de bola e coloque-a numa taça grande untada com um pouco de óleo. Cubra com película aderente e deixe fermentar por 60 minutos até dobrar de volume.
- No final do tempo, transfira para a bancada e corte em duas partes iguais. Divida cada peça em 6 partes iguais (80 g cada), mantendo a massa sempre coberta pra não ressecar.
- Molde cada parte em tiras com cerca de 30 cm de comprimento e entrance o pão. Pegue delicadamente o pão entrançado e coloque-o em uma assadeira forrada com papel vegetal.
- Pincele os dois pães com um pouco da gema batida com 1 colher (de chá) de leite. Cubra com película aderente levemente untada com óleo e deixe levedar por mais 90 minutos.
- Quando faltaram 30 minutos, pré-aqueça o forno a 180 °C, apenas com a resistência na parte de baixo.
- Pincele novamente os pães com o ovo e polvilhe generosamente com sementes de sésamo.
- Coloque o challah na prateleira superior do forno, mas lembre-se de que a massa ainda vai crescer e não pode encostar no tecto. Asse por 25 a 30 minutos (virando o tabuleiro a meio do tempo), ou até que fique um tom dourado. Se tiver um termómetro, a temperatura interna precisa atingir os 90 °C.







