A melancia é o verdadeiro sucesso de verão. Dura por fora; macia e muito suculenta por dentro. São poucos os que não a adoram, e não há melhor para refrescar das altas temperaturas destes dias. No entanto, após consumirmos a polpa, quantos de nós acaba por deitar a casca no lixo? Diria que todos. Talvez por desconhecermos que ela é altamente nutritiva e igualmente rica em vitaminas.


Desta vez, partilho convosco uma óptima ideia para aproveitar o alimento por inteiro. Confesso que acho muito interessante esta ideia de que, por motivos culturais, acabamos por descartar partes de frutas que são óptimas do ponto de vista nutriticional só porque, em algum momento da história, se convencionou que eram lixo. Hoje, mais do que nunca, precisamos “mudar o chip” e ver o alimento com outros olhos.
Já alguma vez pensaram que as cascas da melancia podem ser o ponto de partida de um delicioso doce? Quem diria… Além de aumentar o aproveitamento dos frutos, evitando o desperdício, esta é uma excelente forma de resgatar as receitas tradicionais dos doces caseiros, que sabem sempre tão bem a acompanhar um pequeno almoço mais demorado.



