Hoje temos um verdadeiro clássico da gastronomia. Sempre que imaginamos uma mesa de pequeno-almoço de filme ou digna de novela das nove, é certo que as waffles vão estar presentes. O que só demonstra que, apesar de terem surgido inicialmente na Bélgica, conquistaram terreno um pouco por todo o mundo ocidental.
Embora com inúmeras variações, a essência mantém-se inalterada: uma massa crocante por fora, mas muito macia por dentro, cozida entre duas placas de metal adornadas que lhe conferem esta forma tão típica.
No entanto, a versatilidade das waffles é inegável. Tanto podem ser consumidas simples como com diversas coberturas (doces ou salgadas), o que permite que não exista uma hora certa para elas. Servidas ao pequeno-almoço, como snack de rua ou até como sobremesa, são sempre uma boa opção.
Esta é uma variação mais americana, preparada com óleo vegetal e fermento químico, (ao invés de manteiga e fermento biológico), dando mais leveza ao resultado final. Uma dica muito importante é não misturar os ingredientes excessivamente, para que não se forme glúten, evitando que muito “borrachudo”.