A nova variedade de arroz Thai Jasmim lançada pela Cigala foi o pretexto ideal para a receita que hoje partilho convosco. Conhecida pelos seus grãos longos e aromáticos, esta variedade é o principal ingrediente do tão afamado Khao pad, um dos pratos mais típicos da cozinha tailandesa.
Este prato contém vários vegetais picados e um equilíbrio perfeito entre o salgado e o picante. Daí que se perceba porque é consumido por pessoas de todas as classes sociais e tenha conquistado tanto os turistas ocidentais, ganhando fama deste lado do planeta. Pode ser enriquecido com variadas proteínas – frango, porco, camarão…
Quando se trata de arroz frito, o aconselhado é usar as sobras do arroz do dia anterior. Os grãos do arroz previamente cozidos e frios ficam separados e são mais fáceis de “fritar”. A probabilidade de, ao usar arroz recém cozido, ficar pegajoso e colado ao wok durante a confecção é elevada.
Já agora, se nunca provaram, não tenham medo da palavra “frito”, porque na verdade o arroz é cozido e depois salteado.
Por mais simples que o prato possa parecer, não se deixe enganar pois ficará impressionado com este sabor inconfundível.