Esta é daquelas receitas que dá as boas vindas aos dias frios e à comida de conforto que aquece o estômago e a alma.
Presente em muitos dos restaurantes italianos por onde tenho passado, o ossobuco sempre me despertou a vontade de experimentar fazer em casa. Confesso que não é fácil de encontrar, mas depois de finalmente ter visto no talho, enquanto andava às compras no supermercado, achei que tinha chegado o dia.
Osso buco nada mais é do que o pernil de vitela com o cortado transversalmente. Daí o nome, osso com buraco, em italiano. Como é um corte de carne mais duro, o cozimento lento é essencial para que fique macio e que praticamente se derreta na boca. A preparação é relativamente rápida e fácil. O segredo está mesmo no tempo. Esperar que cozinhe é fundamental. E olhem que vai valer muito a pena!
É daqueles pratos perfeitos para se fazer num dia e saborear no seguinte, pois quanto mais tempo a carne estiver envolvida neste molho, melhor será o resultado.
E se querem um conselho: façam em grandes quantidades, pois vão realmente querer sobras. Podem congelar algumas porções para ficar de stock para aquelas noites em que apetece algo reconfortante e fácil.