Eu sei o que estão a pensar. Imagino que tenham ficado ligeiramente boquiabertos depois de lerem o nome da receita. Mas dêem-lhe uma oportunidade antes de descartarem já a ideia.
Acho que desde que vi a novela da Globo “Terra Nostra” que fiquei apaixonado por Itália, em especial pela gastronomia. Pizza, pasta e risotto: que trilogia tão irresistível!
Por aqui, já mostrei por diversas vezes a minha paixão por este prato tão versátil que é o risotto. Já tive oportunidade de partilhar algumas receitas, mas esta deve ser, sem dúvida, a mais “exótica”. É um verdadeiro twist da receita tradicional, com uma mistura única de ingredientes que resulta num prato que está no limbo entre o doce e o salgado. A mistura da fruta com o arroz e o toque salgado do presunto torna tudo extraordinariamente delicioso.
Claro que todos nós gostamos de receitas capazes de pôr o jantar na mesa em menos de nada. No entanto, à porta de um fim de semana prolongado, esta é a altura perfeita para dedicarem mais tempo à cozinha. Sinto que este risotto está a chamar por vós.



Informação
4 pessoas
15 minutos
45 minutos
Ingredientes
1,5 L de caldo de legumes
2 chalota
40 g de manteiga
280 g de arroz para risotto
1 dl de vinho branco
2 maçãs
200 g de physalis
100 g de presunto
40 g de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta q.b.
Noz moscada q.b.
Tomilho q.b.



Passo a passo
- Pique a chalota e refogue-a num tacho com a manteiga. De seguida, junte as maçãs cortadas em cubos pequenos. Cozinhe por 20 minutos em fogo médio, mexendo ocasionalmente até ficarem macias.
- Adicione o tomilho e a e noz-moscada e refogue por um minuto. Acrescente o arroz e deixe fritar ligeiramente até ficar translúcido.
- Regue com o vinho, mexa e, quando o vinho tiver evaporado, junte uma concha de caldo. Mexa e, quando começar a secar, adicione mais caldo. Vá repetindo este processo até o arroz ficar al dente.
- Passados 10 minutos, junte os physalis (reserve alguns inteiros para a decoração) cortados ao meio. Envolva tudo e deixe cozer alguns minutos.
- Enquanto isso, aqueça uma frigideira anti-aderente. Quando estiver bem quente, introduza o presunto picado finamente, salteando até estar dourado.
- Quando o arroz estiver cozido, desligue o lume e junte o Parmesão, mexendo bem. Na altura de servir, polvilhe os pratos de risotto com o presunto, cebolinho, pimenta e os physalis reservados.




