Uma das coisas maravilhosas que a gastronomia tem é que podemos viajar sem levantar da mesa.
Apesar de nunca ter ido à Madeira, embora faça parte dos meus planos a curto prazo, já tive oportunidade de saborear variadas vezes o tão afamado bolo do caco. Desta vez decidi eu próprio confecionar esta iguaria na minha cozinha.
Só vos digo uma coisa: desfrutar de um bolo do caco acabado de fazer, ainda quentinho e a fumegar, com uma generosa camada de manteiga por cima é indescritível.
Por aí também temos apreciadores desta típica entrada madeirense?


Informação
10 pães
2 horas
15 minutos
Ingredientes
400 gramas de batata doce
15 g de fermento fresco de padeiro (ou 5 g se for do seco)
375 g de farinha T65
1 colher (de chá) de sal
125 ml de água morna
- Manteiga de alho
4 colheres (de sopa) de manteiga com sal
2 dentes de alho
Salsa ou coentros frescos q.b.
Passo a passo
- Comece por descascar a batata doce. Corte em pedaços com cerca de 3 cm e leve a cozer em água temperada com um pouco de sal durante cerca de 20 a 30 minutos.
- Findo esse tempo, escorra e reduza a puré com a a ajuda de um garfo. Reserve.
- Num recipiente, coloque a farinha, o fermento de padeiro, o puré de batata doce e a água. Misture com a ajuda de uma colher de pau.
- Adicione o sal e amasse, com as mãos, até obter uma massa homogénea. Adicione um pouco mais de água ou de farinha, se necessário.
- Coloque a massa num recipiente polvilhado com farinha, tape com um pano e deixe levedar até duplicar o volume inicial.
- Divida a massa em 10 porções. Forme bolas, polvilhando com farinha. Coloque cada porção sobre um pano polvilhado com farinha e deixe repousar por mais meia hora.
- Entretanto, aqueça uma placa elétrica ou frigideira anti-aderente e cozinhe os bolos de ambos lados, até ficarem dourados e cozidos. Vá rodando os pães de forma a que estes fiquem cozidos uniformemente.
- Enquanto isso faça a manteiga de alho: junte a manteiga amolecida, os alhos esmagados, as ervas frescas picados e misture tudo. Barre no pão ainda quente e delicie-se.

