Chips crocantes de massa

Junho: mês dos dias longos e das noites quentes; dos arraiais populares com cheiro a sardinha assada e dos petiscos ao final da tarde numa qualquer esplanada. Se os meses fossem uma montanha russa, estaríamos agora a entrar naquela subida bem alta onde se ganha balanço para a descida em ritmo vertiginoso até ao final do ano. Esta é a altura em que o país inteiro começa a fazer as malas e ruma a Sul, num êxodo fugaz e interesseiro provocado pelo clima mediterrânico.

Por esta altura, mesmo para quem não está de férias, fica a sensação de que o tempo abranda. Sobram-nos razões para aproveitar todas as “happy horas” do bar ao lado do trabalho, marcar almoços com a família e desfrutar das tardes que se transformam em noites na companhia de amigos.

A receita que partilho convosco nesta edição não podia vir mais a propósito. É o chamado 2 em 1: reduz o desperdício, transformando-o num snack perfeito para acompanhar estas horas de conversa. Não sei se acontece o mesmo em vossas casas, mas sempre que tenho que cozer massa faço mais cálculos que o Einstein quando desenvolveu a Teoria da Relatividade. Se para o esparguete, felizmente, já existem doseadores, o mistério ainda é grande para as outras variedades. Daí que não seja raro sobrar massa cozida no final da refeição. Aqui chegados, a solução passa por acrescentar uns temperos e levar ao forno. Em menos de meia hora, estão pronto uns chips bastante aromáticos, crocantes e muito viciantes. Além de serem uma alternativa mais saudável quando comparada com as batatas fritas comuns, podem ainda fazer-se acompanhar com diferentes molhos: ketchup, barbecue, maionese, pesto…

Chips crocantes de massa

Chips crocantes de massa

0 from 0 votes
Nível de dificuldade: Fácil
Doses

4

pessoas
Preparação

5

minutos
Cozedura

30

minutos
Tempo total

35

minutos

Chips bastante aromáticos, crocantes e muito viciantes feitos com massa cozida.

Modo cozinhar

Mantém a tela do teu dispositivo sempre ligada

Ingredientes

  • 225 g 225 de massa curta cozida

  • 3 colheres (de sopa) 3 de azeite

  • 1 colher (de sopa) 1 de tempero italiano (orégãos, tomilho, manjericão, alecrim, salsa…)

  • 1 colher (de chá) 1 de alho em pó

  • 1 colher (de chá) 1 de paprika fumada

  • 20 g 20 de queijo parmesão ralado

  • Sal e pimenta q.b. (opcional)

Passo a passo

  • Numa taça grande, coloque a massa e adicione os restantes ingredientes. Misture tudo, de modo a garantir que a massa fica bem envolvida pelos temperos.
  • Disponha num tabuleiro forrado com papel vegetal, de preferência não sobrepondo e deixando algum espaço entre as massas.
  • Leve ao forno, pré-aquecido a 200º C, por 20 minutos ou até dourar, mexendo a meio do tempo.
  • Deixe arrefecer ligeiramente para ficarem ainda mais crocantes e sirva com o seu molho preferido.

Fizeste esta receita? Partilha comigo!

Menciona @_luismiguelcosta_ na foto do instagram ou a tag #luismiguelcosta