Ainda estou para perceber o porquê do meu fascínio pela gastronomia italiana. Pizza, risotto, focaccia… são tudo receitas com presença muito regular na minha cozinha. Não sei explicar os motivos: se pelos ingredientes tão comuns, pela facilidade das receitas, pelo resultado final sempre maravilhoso, se por tudo isso e muito mais.
Desta vez, deixo-vos a receita dos gressinos, aqueles palitos de pão finos e crocantes que se vê em todos os restaurantes italianos. O seu cheiro e sabor caracterizam-se por um toque delicado de azeite, sendo bastante aromáticos graças às ervas. A massa não podia ser mais básica. Contém apenas ingredientes essenciais: água, farinha, azeite, fermento e sal.
São um ótimo acompanhamento para carnes frias, queijos, petiscos, sopas e saladas. No fundo, um snack ideal para qualquer momento.



Informação
60 unidades
10 minutos
45 minutos
Ingredientes
250 g de farinha de trigo
150 g de farinha integral
8 g de fermento biológico seco
225 g de água
5 g de sal
50 g de azeite
1 colher (de sopa) de ervas aromáticas secas (tomilho, alecrim, orégãos…)



Passo a passo
- Coloque a farinha, o fermento e o sal num recipiente. Junte a água e, por fim, o azeite.
- Comece por mexer com uma colher e, de seguida, use as mãos, pegando a farinha do fundo e incorporando na massa. Depois de agregar bem, transfira a massa para a bancada e sove durante uns minutos até ficar lisa e mais elástica.
- Unte uma tigela com um pouco de azeite, coloque a massa e cubra com um pano húmido. Deixe levedar por 1 hora.
- Divida a massa em 60 porções (entre 10 a 15 g cada), moldando cada uma até obter um rolo fino com cerca de 30 cm de comprimento.
- Coloque os gressinos em tabuleiros forrados com papel vegetal, pincele-os com água e leve a cozer, em forno pré-aquecido a 180º C, cerca de 20 minutos. Retire e deixe arrefecer sobre uma grade.






