Leve, saborosa, com uma fatia de pão e uma crosta de queijo gratinado por cima. É praticamente impossível alguém não se apaixonar por esta sopa.
A sopa de cebola é um verdadeiro clássico francês. Segundo uma das lendas, terá surgido pelas mãos do Rei Luís XV que, vendo-se uma noite na sua casa de caça sem mais do que cebolas, manteiga e champanhe, decidiu juntar os três ingredientes, criando assim a primeira sopa de cebola. Apesar desta romantização culinária, a verdade é que já existem registos dessa receita muito antes do seu nascimento.





Seja qual for a origem, o que é uma certeza é que a sopa de cebola ganhou o coração dos franceses e até hoje é um dos pratos sempre presente nos menus.
E embora leve a acreditar que a preparação é complicada, a verdade é que esta receita é simples de fazer. A sua base consiste em fritar, na manteiga, fatias muito finas de cebola, durante um longo período de tempo até ficarem com um tom bastante acastanhado. Essa caramelização é um passo fundamental para criar um sabor sumptuoso e irresistível.
Agora que o frio está com a força toda, é o prato ideal para aquecer estas noites.












