No outro dia, a minha bancada da cozinha encheu-se de ameixas frescas acabadas de colher. Comecei logo a pensar que destino lhes haveria de dar já que comê-las assim ao natural era coisa para demorar umas boas semanas. Como não estava inclinado para uma sobremesa, lembrei-me de que um stock reforçado de chutney no frigorífico é sempre positivo.
O chutney é um molho agridoce de origem indiana, mas que ganhou amantes um pouco por todo o mundo. Pode ser preparado com frutas e vegetais e é, geralmente, usado para dar sabor a petiscos leves, como sanduíches ou uma tábua de queijos, ou para complementar um prato de carne.
Embora nunca tinha experimentado esta versão com ameixa, tenho a dizer-vos que quase conquistou o topo das preferidas. É perfeito para acompanhar porco, frango assado ou queijos mais macios como o Camembert. Tem o frescor e a acidez natural da fruta, combinado na perfeição com o doce do açúcar mascavado e o toque ligeiro a vinho do Porto e especiarias.
E vocês? Como gostam de saborear esta fruta de verão?



Informação
220ml
10 minutos
45 minutos
Ingredientes
250g de ameixas sem caroço
1 cebola
30 g de passas
1 colher (de chá) de gengibre fresco picado
1 colher (de café) de cominhos
1 colher (de café) de pimentão doce
190 ml de vinagre balsâmico
25 ml de vinho do Porto
250 g de açúcar amarelo
1 colher (de sopa) de açúcar mascavado escuro
1 pitada de sal



Passo a passo
- Pique a cebola e as ameixas em pedaços bem pequenos.
- Num tacho, coloque a mistura de ameixas e cebola assim como os restantes ingredientes (com a excepção dos açúcares e do sal). Mexa e deixe levantar fervura. Tape, diminua o lume para o mínimo e deixe cozinhar cerca de 10 minutos até as ameixas ficarem macias.
- Acrescente agora os açúcares e o sal e mexa até tudo estar dissolvido. Deixe cozinhar cerca de 30 minutos com o tacho destapado, mexendo de vez em quando. Assim que tiver com a consistência de uma compota, está pronto e pode retirar do lume.
- Coloque o chutney num frasco esterilizado, feche bem e vire de cabeça para baixo para criar vácuo natural. Guarde durante 2 semanas antes de servir.







