“Dos Santos ao Natal é um salto de pardal”. De facto, por esta altura, poucos serão os locais onde não se vislumbrem decorações natalícias. Por este país fora, dezenas de praças, ruas e avenidas já estão cobertas de luzes coloridas, com as cidades a competirem entre si pelo título de detentora da maior e mais iluminada árvore. Os centros comerciais enchem-se de pessoas que serpenteiam o caos, carregando sacos e mais sacos; as televisões repetem anúncios a brinquedos e perfumes; e os hipermercados desgastam as clássicas e orelhudas músicas natalícias. Dizem que o Natal é uma época mágica em que celebramos o espírito de dar e receber. No entanto, todos nós sabemos como isso termina: uma infindável lista de pessoas a quem temos que desencantar algo para oferecer.
Seja porque “a vida está cara e basta só uma lembrancinha”, porque têm algum tempo livre e destreza para trabalhos manuais, ou porque querem adicionar um valor especial ao presente, muitas pessoas apostam no famoso faça-você-mesmo. Portanto, para todos aqueles que pertencem a este grupo, trago esta sugestão perfeita. E porquê falar no Natal ainda com tanta antecedência? Porque o segredo deste extrato de laranja é, justamente, o tempo de maturação. Vamos, por isso, jogar com as semanas que faltam até lá a nosso favor.
São necessários apenas dois ingredientes: casca de laranja e vodka. Sem meias palavras, é daquelas receitas que basta juntar tudo e deixar o tempo agir por si. Diria que a parte mais complicada é descascar as laranjas, já que é necessário ter em atenção para deixar o menor vestígio da parte branca, responsável pelo sabor mais amargo indesejado.
Este aromatizante é bastante económico, personalizável (já que pode ajustar a intensidade conforme o gosto) e muito versátil. Com um aroma cítrico altamente concentrado, algumas gotas são suficientes para acrescentar sabor a doces, bebidas, molhos e marinadas… Se o mantiverem longe da luz solar direta e num recipiente fechado, de preferência um frasco hermético, ele durará por muito tempo.
E não se preocupem com o papel da vodka nesta equação. Sim, há álcool neste extrato, mas ele é fundamental para todo o processo. Contudo, nada temam. Depois de tantos dias de maturação, o teor alcoólico diminui e os aromas da laranja assumem o controlo. Além do mais, assim que for submetido a altas temperaturas, como durante a assadura no forno, ele acabará por se evaporar.