Dia 26 de Dezembro deveria ser decretado como o dia das caixinhas e dos tupperwares. Passada a consoada, a cozinha enche-se de sobras embrulhadas em pratinhas e caixas várias. Inevitavelmente, paira no ar o eterno dilema: e agora o que fazer com tanta comida?
De norte a sul do país, não há mesa que não tenha pela menos um bolo rei. Nas mais fartas, multiplicam-se as suas versões: rainha, escangalhado, de chocolate, vegan… No entanto, com tantas sobremesas, das tradicionais às mais modernas, é certo e sabido que vão ficar algumas sobras para contar a história. Contudo, o seu reinado não tem de acabar no caixote do lixo.
Este pudim é a receita que precisam para dar conta do recado. Não só é uma maneira deliciosa de aproveitar o bolo rainha quando começa a ficar duro, como também uma forma criativa de prolongar a alegria natalícia na cozinha. A textura macia do pudim é enriquecida com os frutos secos, aos quais acrescentei umas pepitas de chocolate. A receita é muito simples, mas se ainda assim restarem dúvidas, podem sempre ver o vídeo com o passo-a-passo.
Para os mais preguiçosos, há sempre a opção de fazerem umas deliciosas french toast. Os dias entre o natal e a passagem de ano vão começar de forma muito mais saborosa com um pequeno-almoço assim reforçado.