Recentemente, a Cigala lançou a sua nova variedade de arroz para risotto. Amante que sou deste prato italiano, não resisti.
Muita gente tem medo de fazer risotto, mas a verdade é que não é nada complicado. Basta estar atento a alguns passos e segui-los cuidadosamente para obter um resultado delicioso. No final, não levará mais do que 30 minutos para terem um prato reconfortante e com um sabor tão delicioso.
Se já dominam a confecção de um tipo de risotto, podem cozinhar qualquer variações, já que todas seguem o mesmo princípio: refogar o arroz, adicionar o líquido uma colher de cada vez e no final misturar com parmesão e manteiga.
O açafrão é um ingrediente muito especial e frequentemente encontrado em risottos. Isto porque, não só dá sabor, como também lhe confere uma bela cor. Nesta receita, o açafrão é combinado com doces e suculentos tomates-cereja e camarão salteado.
Dicas e truques para fazer risotto:
- Nunca lave o arroz antes de cozinhar! O amido é importante na confeção do risotto e enxaguar com água seria muito contraproducente.
- Deixe o caldo ferver enquanto cozinha o risotto! Adicionar caldo frio à panela quente só fará com que o processo de cozimento seja retardado.
- Mexa o risotto com frequência, mas não continuamente. Se mexer sem parar, o mais certo é o arroz ficar pegajoso e arrefecer muito rapidamente. No entanto, é importante que o mexa de vez em quando pois isso fará com que o amido gerado quando os grãos de arroz esfregam uns nos outros seja libertado, o que fará com que o risota se torne muito mais cremoso.
- Não adicione o caldo de uma vez! Siga a receita e espere até que o arroz absorva todo o caldo e antes de acrescentar um pouco mais. Demasiado caldo impedirá que os grãos se toquem uns nos outros e não é isso que se pretende.