Recentemente, a Cigala lançou a sua nova variedade de arroz para risotto. Amante que sou deste prato italiano, não resisti.
Muita gente tem medo de fazer risotto, mas a verdade é que não é nada complicado. Basta estar atento a alguns passos e segui-los cuidadosamente para obter um resultado delicioso. No final, não levará mais do que 30 minutos para terem um prato reconfortante e com um sabor tão delicioso.
Se já dominam a confecção de um tipo de risotto, podem cozinhar qualquer variações, já que todas seguem o mesmo princípio: refogar o arroz, adicionar o líquido uma colher de cada vez e no final misturar com parmesão e manteiga.
O açafrão é um ingrediente muito especial e frequentemente encontrado em risottos. Isto porque, não só dá sabor, como também lhe confere uma bela cor. Nesta receita, o açafrão é combinado com doces e suculentos tomates-cereja e camarão salteado.
Dicas e truques para fazer risotto:
- Nunca lave o arroz antes de cozinhar! O amido é importante na confeção do risotto e enxaguar com água seria muito contraproducente.
- Deixe o caldo ferver enquanto cozinha o risotto! Adicionar caldo frio à panela quente só fará com que o processo de cozimento seja retardado.
- Mexa o risotto com frequência, mas não continuamente . Se mexer sem parar, o mais certo é o arroz ficar pegajoso e arrefecer muito rapidamente. No entanto, é importante que o mexa de vez em quando pois isso fará com que o amido gerado quando os grãos de arroz esfregam uns nos outros seja libertado, o que fará com que o risota se torne muito mais cremoso.
- Não adicione o caldo de uma vez! Siga a receita e espere até que o arroz absorva todo o caldo e antes de acrescentar um pouco mais. Demasiado caldo impedirá que os grãos se toquem uns nos outros e não é isso que se pretende.


Informação
4 pessoas
20 minutos
40 minutos
Ingredientes
400 g de tomate cereja
3 colheres (de sopa) de azeite
1 cebola cortada em cubos
5 dentes de alho picados
2 chávenas de arroz para risotto
8 g de açafrão-das-índias
1 dl de vinho branco
1 litro de água
1 colher (de sopa) de manteiga
¼ chávena de parmesão ralado
400 g de camarão grande com casca
1 colher (de sopa) de cominhos
1 colher (de sopa) de pimentão doce
2 colheres (de chá) de alho em pó
Sal e pimenta q.b.
Salsa fresca q.b.


Passo a passo
- Retire a casca e as cabeças ao camarão. Coloque-as numa panela com azeite e leve ao lume. Deixe fritar e, assim que ganharem uma coloração laranja, acrescente a água quente. Depois de ferver durante uns minutos, triture com a varinha mágica. Coe o caldo e reserve.
- Entretanto, numa frigideira grande, aqueça o azeite em fogo médio-alto. Adicione os tomates (inteiros) e sele, mexendo de vez em quando durante cerca de 7 minutos. Retire-os da frigideira e reserve.
- Enquanto isto, numa panela grande em fogo médio, aqueça azeite e acrescente a cebola e deixe dourar. Algum tempo depois, junte o alho e o açafrão. Refogue mais 2 minutos até ficar perfumado.
- Adicione o arroz e frite um pouco. A seguir, regue com o vinho branco. Depois de evaporar, adicione um pouco do caldo de camarão, cozinhando o arroz em lume brando. Vá mexendo o arroz de vez em quando e acrescente mais caldo assim que a maior parte do líquido seja absorvida. Repita o processo até que o arroz esteja macio, ligeiramente al dente, mas cremoso (cerca de 20-25 minutos).
- Quando sentir que o arroz já começa a ficar no ponto, é hora de tratar dos camarões. Tempere-os com cominhos, alho, pimentão, sal e pimenta. Leve ao lume médio-alto a frigideira que usou com os tomates com um pouco mais de azeite. Sele os camarões cerca de 2-3 minutos de cada lado.
- Adicione os tomates reservados ao arroz e envolva tudo. Junte a manteiga e o parmesão. Rectifique os temperos, se necessário, com sal e pimenta.
- Sirva o arroz no prato, colocando os camarões por cima e polvilhando com salsa fresca.

