Bebida de amêndoa feita em casa tem cada vez mais adeptos. As razões são várias, a começar por sair mais barato. Além disso, é mais saudável pois não são adicionados conservantes como no processo industrial. Aliás, já aqui vos trouxe a receita que comprova como é algo extremamente fácil.
No entanto, quem costuma fazer bebida caseira depara-se, no final, com um farelo ao qual não sabe muito bem que destino lhe dar. A verdade é que este pode ser usado para confecionar uns deliciosos bolinhos.
Inspirados nos amaretti italianos, estes biscoitos são verdadeiramente especiais, combinando uma textura crocante por fora e macia por dentro, com um sabor intenso a amêndoas. Mas o segredo está no leve toque a amêndoa amarga, o que torna estes pequenos bolinhos em algo absolutamente viciante. E como o nosso lema é sempre evitar o desperdício na cozinha, podemos ainda aproveitar para utilizar umas claras de ovo que, de outra forma, poderiam acabar no lixo.




Informação
18 biscoitos
20 minutos
20 minutos
Ingredientes
220 g de amêndoas
200 g de açúcar em pó
2 claras de ovo
1 colher (de sopa) de licor de amêndoa amarga
1 g de fermento químico em pó
Limão
Açúcar granulado q.b. (para polvilhar)
Açúcar em pó q.b. (para polvilhar)



Passo a passo
- No final de fazer a bebida, disponha o farelo sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe secar. Pode deixar ao ar ou levar ao forno, a 50º C, durante uns minutos.
- Verta as claras para a taça da batedeira e junte duas ou três gotas de limão. Bata em castelo até ficar bem firme.
- Numa taça à parte, misture a amêndoa com o açúcar, o fermento e o licor. Acrescente as claras e misture tudo bem. Embrulhe o preparado em película aderente e leve ao congelador por 30 minutos, até obter uma consistência compacta.
- Forme pequenas bolas de 30 g, passe-as no açúcar granulado e coloque-as num tabuleiro. Achate-as ligeiramente no centro.
- Leve os bolinhos a assar a 170°C por 20 minutos. Deixe arrefecer sobre uma grade, antes de os servir como estão ou polvilhados com açúcar em pó.


