A mesa de Natal tem os seus clássicos, mas acredito que está sempre aberta à entrada de novas sobremesas em cena. A sugestão que hoje vos trago é perfeita para fazer parte da vossa consoada se também estiverem cansados dos doces tradicionais. Além do mais, este bolo faz uma vistaça que vai deixar as rabanadas e a aletria roídas de inveja.
Tira partido das frutas da época numa combinação pouco provável mas que resulta muito bem: laranja e romã. Para finalizar, é regado com um brilhante glacê que torna tudo ainda mais delicioso. Digam lá que não tem um aspecto irresistível?


Informação
10 pessoas
20 minutos
45 minutos
Ingredientes
1 romã
2 laranjas
150 g de açúcar
100 g de óleo
4 ovos
300 g de farinha
2 colheres (de chá) de fermento para bolos
- Para a cobertura:
6 colheres (de sopa) de açúcar em pó
2 colheres (de sopa) de água


Passo a passo
- Abra a romã e solte os bagos. Reserve alguns para decorar o bolo e coloque os outros no liquidificador. Desfaça em sumo e, de seguida, coe, descartando as sementes.
- Despeje o sumo de uma laranja para o copo do liquidificador. Abra a outra em quartos, retire os filamentos brancos centrais. Corte em pedaços mais pequenos (mesmo com casca) e coloque no copo, juntamente com os ovos, o açúcar, o óleo e o sumo de romã. Bata até ficar bastante fofo.
- Numa taça à parte, peneire a farinha e o fermento.
- Despeje o liquido sobre a farinha e envolva suavemente.
- Deite a massa numa forma untada com manteiga e farinha e leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, por 45 minutos. No final desse tempo, deixe arrefecer em cima de uma rede.
- Entretanto, prepare o glacê, misturando o açúcar com a água de modo a formar uma pasta bastante densa. Regue o bolo e decore com os bagos de romã reservados e algumas hastes de alecrim.




