Sabem aquela súbita e inesperada vontade de comer algo fora de época? Eu, pecador, me confesso.
Um destes dias apeteceu-me marmelos. Estranho, eu sei. Fico sempre com a sensação de que, na hierarquia dos frutos, este é invariavelmente dos que acabam relegados para o final da fila. Com um sabor tão inconfundível, é uma pena que não seja mais explorado. Felizmente que tinha alguns guardados no frigorífico à espera de coragem para fazer marmelada. Mudei os planos e transformei-os num reconfortante crumble, com um aroma a lembrar os dias frios. Porque comida saborosa não tem dia nem mês marcado, não concordam?


Informação
6 pessoas
20 minutos
55 minutos
Ingredientes
5 marmelos (cerca de 500 g)
1 estrela-de-anis
2 paus de canela
1 cálice de vinho do Porto
75 g de açúcar amarelo
- Para a cobertura:
220 g de farinha s/ fermento
100 g de manteiga
100 g de açúcar mascavado
Canela em pó


Passo a passo
- Lave, descasque e descaroce os marmelos. Em seguida, corte-os em pedaços mais pequenos. Coloque-os numa panela a cozer (apenas com água suficiente para os cobrir), juntamente com o anis, a canela e o vinho do Porto.
- Quando a água começar a ferver, adicione o açúcar e deixe cozer até formar uma calda espessa. Este processo demora cerca de 20 a 25 minutos.
- Depois de os marmelos estarem cozidos, retire o anis e a canela e verta-os para uma assadeira previamente untada, juntamente com a calda da cozedura.
- Numa taça grande, misture com as mãos a farinha e a manteiga cortada em cubos até ficar com a textura de uma areia grossa. De seguida, adicione um pouco de canela e apenas 75 g de açúcar. Volte a misturar tudo muito bem.
- Coloque este preparado sobre os marmelos, polvilhe com o restante açúcar e leve ao forno, pré-aquecido a 180 C, durante aproximadamente 30 minutos.
- Sirva morno, simples ou acompanhado de um pouco de chantilly.




