No outro dia, quando fui às compras para abastecer a despensa para mais uma semana, vi estas clementinas tão apetitosas a sorrirem para mim. Não resisti em trazê-las para casa. Supostamente seriam para comer ao natural, mas, guloso que é guloso, rapidamente lhe mudei o destino assim que me lembrei que dariam um óptimo curd.
Como a pastelaria tem mais de química do que se julga à primeira vista, esta iguaria de origem inglesa é o resultado do equilíbrio de forças que encorajam e desencorajam os ovos a coagular. A adição do ácido de um citrino acelera a coagulação, enquanto o açúcar e gordura da manteiga retardam esse processo.
Fora explicações técnicas, o que interessa é que esta versão de curd usando a clementina é fresca, leve e com uma acidez desconcertante. É ideal para rechear bolos, enriquecer sobremesas ou, simplesmente, para se comer à colher.
Se já são fãs de lemon curd, então mal podem esperar por experimentarem esta versão. Eu avisei!


Informação
cerca de 250 ml
5 minutos
15 minutos
Ingredientes
110 ml de sumo de clementina coado
30 ml de sumo de limão
2 ovos L
2 gemas
150 g de açúcar
100 g de manteiga
2 colheres (de sopa) de amido de milho
Raspas de 1 clementina


Passo a passo
- Na tigela da batedeira, coloque a manteiga e o açúcar e bata em velocidade média até formar um creme fofo.
- Adicione os ovos e as gemas (um de cada vez) e bata até que a mistura esteja cremosa e homogénea.
- Verta este preparado para um tacho, acrescente o sumo de clementina e o sumo de limão e e leve a fogo médio. Deixe cozinhar até que a mistura espesse, sem nunca deixar ferver.
- Este processo demorará cerca de 15 minutos. Se tiver termómetro, será mais fácil de avaliar a temperatura que deverá rondar os 76ºC.
- Neste momento, retire a mistura do fogo e adicione as raspas de clementina. Envolva tudo.
- Transfira a mistura para uma tigela e pressione película aderente na superfície para evitar que se forme uma pele sobre o creme. Pode ser guardado até duas semanas bem fechado no frigorífico




