Marmelos assados com vinho do Porto e crumble de avelã

Adoro esta altura do ano. As folhas a flutuarem ao vento e a caírem de “maduras”, desenhando no chão um tapete de muitas cores. Os tons terra, quentes e fortes a cobrirem as ruas e a definirem a paisagem. Mas além do frio, há também sabores. E são tantos e tão característicos. 

Um deles é o marmelo, uma fruta que raramente se consegue comer crua (há quem consiga!), pois é rija e áspera. Mas depois de cozido ou assado transforma-se complemente e fica doce e suave. Quem não se delicia com uma boa marmelada caseira? 

No entanto, a forma mais simples de saborear esta iguaria é mesmo assado no forno acompanhada de uma calda de vinho do Porto e especiarias que fica ligeiramente espessa e caramelizada. Para finalizar, e para dar um toque de frutos secos, não resisto a servir com um delicioso crumble de avelã que transforma esta sobremesa numa autêntica celebração dos dias frios. 

Marmelos assados com vinho do Porto e crumble de avelã

0 from 0 votes
Nível de dificuldade: Fácil
Doses

4

pessoas
Preparação

20

minutos
Cozedura

1

hora 
Tempo total

1

hora 

20

minutos

Marmelo assado no forno acompanhada de uma calda de vinho do Porto e especiarias ligeiramente espessa e caramelizada.

Modo cozinhar

Mantenha a tela do seu dispositivo sempre ligada

Ingredientes

  • 4 4 marmelos

  • 1 1 limão (sumo)

  • 2 dl 2 de água

  • 50 g 50 de açúcar mascavado escuro

  • 2 dl 2 de vinho do Porto

  • 1 1 pau de canela

  • 2 2 estrelas de anis

  • Para o crumble de avelã:
  • 75 g 75 avelãs moídas

  • 75 g 75 farinha de trigo sem fermento

  • 50 g 50 manteiga sem sal fria e cortada em cubos

  • 50 g 50 açúcar mascavado escuro

Passo a passo

  • Coloque o sumo de limão, a água, o açúcar, o vinho do Porto, a canela e o anis num tacho. Leve ao lume e deixe ferver uns minutos.
  • Corte os marmelos ao meio. Retire as sementes mas mantenha a casca. Disponha-os numa assadeira, com os cortes para cima e regue-os com a calda anterior.
  • Leve a assar no forno, pré-aquecido a 200º C, durante 60 minutos. Durante a assadura, vire os marmelos e vá regando com a calda a cada 15 ou 20 minutos.
  • Prepare o crumble de avelã. Numa tigela, junte a avelã moída, a manteiga e a farinha. Esfregue tudo até que a mistura se assemelhe a um pão ralado grosso. Em seguida, misture o açúcar mascavado.
  • Espalhe o preparado sobre o fundo de uma assadeira e asse por 25 a 30 minutos, ou até dourar (pode colocar a assadeira no forno junto com os marmelos). A meio do tempo, mexa o crumble.
  • Sirva os marmelos ainda mornos com uma colherada generosa de crumble de avelã

Fez esta receita? Partilhe comigo!

Mencione @_luismiguelcosta_ na foto do instagram ou a tag #luismiguelcosta