Tenho cá para mim que os marmelos são o bolo-rei das frutas. Fico sempre com a sensação de que, nos últimos anos, foi nascendo com as novas gerações um movimento mais ou menos discreto para desvalorizar este alimento. Como se alguém entretanto estivesse empenhado em arruinar a sua reputação. Tanto um como outro parecem existir apenas como elemento decorativo das prateleiras dos supermercados, conquistando cada vez menos fãs. Nomeiem-me defensor das minorias alimentares, mas adoro ambos. Nunca entendi porque os marmelos são tão underrated. A sua versatilidade é incrível: tanto dá para elaborar deliciosas sobremesas como serve de acompanhamento para pratos principais. É um óptimo ingrediente para receitas de conforto durante estes dias mais frios.
Adoro marmelos assados no forno (como nesta versão), mas desta vez optei por fazer cozidos. Acrescentei hibisco, uma flor rica em antioxidantes e outros nutrientes benéficos para a saude, com um aroma cítrico e levemente adocicado.
Depois de pronto, pode ser servido quente ou frio, dependendo da preferência de cada um. Mas sugiro acompanhado por chantilly, uma bola de gelado ou até por uma fatia de brioche quente. Eu optei por um pouco de queijo creme e alguns pistácios. Perfeito para tornar o vosso inverno ainda mais especial.