Quando pensam em mousse provavelmente pensam em chocolate, maracujá ou talvez limão. Mas já ouviram falar em mousse de maçã?
Como nesta altura do ano a maçã reineta é um fruto que há em abundância cá por casa, decidi usá-la como ingrediente principal deste doce muito fácil de preparar, óptimo para um lanche a meio da tarde.
Esta mousse, que tem a maçã como protagonista, é suave, fresca e crocante. Os pedaços de bolacha por baixo dão uma textura agradável e a simplicidade de ingredientes deixa o sabor da maçã brilhar.
E para completar uma trilogia perfeita, que tal uma cobertura com maçãs caramelizadas?


Informação
4 pessoas
30 minutos
20 minutos
Ingredientes
- Para a mousse:
4 maçãs reineta
1 limão (sumo)
2 colheres (de sopa) de manteiga
3 colheres (de sopa) de açúcar
1 colher (de chá) de canela
200 ml de natas
1 colher (de sopa) de açúcar em pó
- Para as maçãs caramelizadas:
2 maçãs reinetas
2 colheres (de sopa) de manteiga
2 colheres (de sopa) de açúcar mascavado
1 colher (de chá) de canela


Passo a passo
- Para as maçãs caramelizadas: comece por cortar duas maçãs em rodelas pequenas com casca.
- Derreta a manteiga numa frigideira e adicione as maçãs. Cozinhe por 3 minutos até amolecer. Polvilhe com o açúcar mascavado e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Retire a frigideira do lume e deixe arrefecer.
- Para a mousse: descasque as maçãs, corte-as em pedaços e regue-as com o sumo do limão para não oxidarem.
- Num tacho, deixe a manteiga derreter e junte-lhe as maçãs. Acrescente o açúcar e a canela, tape e coza durante 10 minutos. No final, desfaça a puré com a varinha mágica e deixe arrefecer.
- Comece a bater as natas. Uns segundos depois junte-lhe o açúcar em pó e algumas gotas de limão. Assim que o chantilly ganhar consistência adicione o puré de maçã já frio e envolva tudo até obter uma mistura homogénea.
- Em copos individuais, disponha dois palitos de champanhe desfeitos, um pouco de mousse e termine com as maçãs caramelizadas por cima.
