A maior parte das pessoas recordam com nostalgia os tempos em que visitavam a casa de alguém muito querido (uma avó, uma tia ou até a própria mãe) e eram recebidos com o cheiro de um doce acabado de sair do forno.
Esta é, sem sombra de dúvidas, a sobremesa que me lembra mais a minha infância. Recordo-me de que me deliciava sempre que a minha mãe a fazia e não era muito difícil acabar por a comer sozinho em três tempos. Apesar de ser uma receita bastante simples, tem tudo de bom: uma boa massa caseira, as delicadas fatias de maçãs dispostas quase milimetricamente num desenho perfeito, e ainda um puré que serve para manter tudo mais docinho e ligado.
Não se deixe enganar pela simplicidade desta maravilhosa tarte de maçã: assim que a fizer uma vez não vai querer outra.


Informação
8 pessoas
30 minutos
30 minutos
Ingredientes
- Para a massa:
250 g de farinha sem fermento
150 g de manteiga à temperatura ambiente
100 g de açúcar
1 ovo
- Para o recheio:
7 maçãs
6 colheres (de sopa) de açúcar
½ chávena de água
1 colher (de chá) de canela


Passo a passo
- Bata a manteiga com o açúcar até obter um aspecto cremoso. De seguida, junte o ovo que deve estar também à temperatura ambiente.
- Por fim, junte a farinha peneirada e mexa com uma colher ou com as mãos só até estar toda incorporada e com uma textura uniforme. Envolva em película aderente e leve ao frigorífico por 1h.
- Entretanto, descasque 5 maçãs e corte-as em pedaços pequenos. Leve-as a cozer juntamente com o açúcar, a água e a canela até formar um puré homogéneo. Deixe arrefecer.
- Corte as restantes maçãs em lâminas finas e regue-as com um pouco de sumo de limão para não oxidarem.
- Forre a tarteira com a massa, distribua o puré e disponha as lâminas de maçã em círculo. Polvilhe com um pouco de açúcar.
- Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, até a tarte ficar dourada.

