Como o outono já se instalou, trazendo consigo dias mais curtos e escuros, se há coisa de que precisamos é de algo que nos ilumine um pouco. Estas tarteletes de toranja não curam a tristeza, mas ajudam.
Para começar, tenho que dizer que estas devem ser das melhores tarteletes que já fiz. Verdade, verdadinha!!! São doces, com um ligeiro travo amargo, crocantes, cítricas e bastante viciantes.
Eu bem sei que existem várias maneiras de saborear frutas cítricas, mas, convenhamos, um curd caseiro parece sempre a melhor opção, não concordam? Eu poderia comê-lo às colheradas (não me julguem, por favor), mas quando combinada com uma base crocante e estaladiça, temos em mãos uma bela sobremesa.
A base é uma simples massa areada, perfeita para deixar o curd brilhar. Para finalizar, coloquei uns apontamentos de chantilly levemente doce e polvilhei com pistácios picados.
Estas tarteletes são incrivelmente simples de fazer, mas como a massa e o curd estão divididos em vários passos que necessitam de tempo para arrefecer, sugiro porem esta receita em prática numa tarde de lazer.
Por último, uma pequena nota: se desejarem, podem acrescentar um pouco de sumo de limão espremido na hora para tirar um pouco do amargor natural da toranja.