Há quem diga que mais de 75% é água. Ainda assim, os cogumelos são um ingrediente tão versátil na cozinha que eu não dispenso ter sempre uma quantidade generosa no meu frigorífico. Salteados, caramelizados, transformados em aveludado, como ator secundário noutras receitas… são tantas as finalidades que não há como resistir. Prova disso são as imensas receitas que já aqui publiquei em que os cogumelos são a estrela da companhia.
E se cogumelos satisfaz muita gente, almôndegas com molho de tomate satisfaz muito mais. E se juntar as duas coisas? Foi isso mesmo que eu fiz.
Poderia dizer que são almôndegas vegetarianas. No entanto, como usei ovos e parmesão, e sei que este é um terreno sensível, vou dispensar falar nisso. Portanto, quem quiser seguir o protocolo à risca, que faça as devidas alterações.
O que é facto é que os cogumelos dão um sabor terroso a estas almôndegas, embora equilibrado com as ervas frescas e o queijo. São realmente muito saborosas e a sua textura densa torna-a numa refeição muito saciante.
Quanto ao molho de tomate não há muito a dizer. É aquele solo de violino que fica sempre bem numa sinfonia. Polvilhado com muito queijo, torna-se numa refeição tão reconfortante que até os mais esquisitinhos vão pedir para repetir.