Sou só eu a quem esta bipolaridade climatérica está a criar alguma ansiedade? Ora parece que estamos em pleno verão, temperaturas tropicais e samba no pé. Ora tudo muda, chove torrencialmente e só apetece ficar no sofá com uma manta pelas pernas.
Num destes dias mais cinzentos e com o termómetro mais em baixo, apeteceu-me uma daquelas sopas cremosas e reconfortantes. Felizmente tinha guardado no frigorífico uma cabeça de brócolos mesmo a pedir para ver a luz do dia. Fiquei surpreendido de tão boa que ficou que, obviamente, decidi partilhar a receita convosco. A malagueta e o caril dão um sabor muito mais exótico a uma sopa que tinha tudo para ser mais uma banal. Porque, na maior das vezes, é isso: é nos pormenores que está a diferença.
Para quem estranhou os cajus há uma explicação. São óptimos para adicionar uma cremosidade extra muito agradável. No entanto, podem sempre substituir por couve-flor que o problema fica resolvido.


Informação
4 pessoas
10 minutos
40 minutos
Ingredientes
Azeite q.b.
½ cebola picada
4 dentes de alho
½ colher (de chá) de malagueta
1 colher (de chá) de caril
1 cabeça média de brócolos
1 chávena de caju
5 chávenas de água
Sal e pimenta q.b.
Sumo de ½ limão
2 alhos francês
Avelãs q.b.



Passo a passo
- Numa panela, refogue a cebola em azeite por 5 minutos até ficar macia. Junte a parte branca do alho francês cortada em rodelas e cozinhe por mais 5 minutos. De seguida, acrescente a malagueta e os alhos picados e cozinhe por mais 30 segundos.
- Adicione os floretes e os talos cortados dos brócolos. Reserve alguns para a decoração. Junte também os cajus.
- Quando os legumes estiverem macios, adicione água. Depois de começar a ferver, reduza o lume e cozinhe por cerca de 25 minutos.
- Enquanto isto, coloque os floretes de brócolos reservados em água quente para amolecerem ligeiramente. De seguida, salteie numa frigideira bem quente com azeite. Tempere com sal e pimenta.
- Assim que os legumes estiverem cozidos, retire a panela do fogo, acrescente o sumo de limão e triture tudo até obter um creme espesso e homogéneo.
- Sirva a sopa quente acompanhada de uma fatia de pão torrado, os brócolos salteados e algumas avelãs picadas.




