Creme de brócolos com avelãs

Sou só eu a quem esta bipolaridade climatérica está a criar alguma ansiedade? Ora parece que estamos em pleno verão, temperaturas tropicais e samba no pé. Ora tudo muda, chove torrencialmente e só apetece ficar no sofá com uma manta pelas pernas. 

Num destes dias mais cinzentos e com o termómetro mais em baixo, apeteceu-me uma daquelas sopas cremosas e reconfortantes. Felizmente tinha guardado no frigorífico uma cabeça de brócolos mesmo a pedir para ver a luz do dia. Fiquei surpreendido de tão boa que ficou que, obviamente, decidi partilhar a receita convosco. A malagueta e o caril dão um sabor muito mais exótico a uma sopa que tinha tudo para ser mais uma banal. Porque, na maior das vezes, é isso: é nos pormenores que está a diferença.

Para quem estranhou os cajus há uma explicação. São óptimos para adicionar uma cremosidade extra muito agradável. No entanto, podem sempre substituir por couve-flor que o problema fica resolvido. 

Creme de brócolos com avelãs

0 from 0 votes
Nível de dificuldade: Fácil
Doses

4

pessoas
Preparação

10

minutos
Cozedura

40

minutos
Tempo total

50

minutos
Modo cozinhar

Mantenha a tela do seu dispositivo sempre ligada

Ingredientes

  • Azeite q.b.

  • 0.5 0.5 cebola picada

  • 2 2 dentes de alho

  • 5 c. chá 5 de malagueta

  • 1 c. chá 1 chá de caril

  • 1 1 cabeça média de brócolos

  • 1 chávena 1 de caju

  • 5 chávenas 5 de água

  • Sal e pimenta q.b.

  • 0.5 0.5 limão (sumo)

  • 2 2 alhos francês

  • Avelãs q.b.

Passo a passo

  • Numa panela, refogue a cebola em azeite por 5 minutos até ficar macia. Junte a parte branca do alho francês cortada em rodelas e cozinhe por mais 5 minutos. De seguida, acrescente a malagueta e os alhos picados e cozinhe por mais 30 segundos.
  • Adicione os floretes e os talos cortados dos brócolos. Reserve alguns para a decoração. Junte também os cajus.
  • Quando os legumes estiverem macios, adicione água. Depois de começar a ferver, reduza o lume e cozinhe por cerca de 25 minutos.
  • Enquanto isto, coloque os floretes de brócolos reservados em água quente para amolecerem ligeiramente. De seguida, salteie numa frigideira bem quente com azeite. Tempere com sal e pimenta.
  • Assim que os legumes estiverem cozidos, retire a panela do fogo, acrescente o sumo de limão e triture tudo até obter um creme espesso e homogéneo.
  • Sirva a sopa quente acompanhada de uma fatia de pão torrado, os brócolos salteados e algumas avelãs picadas.

Fez esta receita? Partilhe comigo!

Mencione @_luismiguelcosta_ na foto do instagram ou a tag #luismiguelcosta