No outro dia, tinha alhos-franceses no frigorífico aos quais não sabia que destino dar. Lembrei-me de experimentar esta receita do chef @henriquesapessoa e já não é segredo que, cá em casa, risotto é sempre uma boa ideia para o almoço. E por aí também temos apreciadores de risotto?
Informação
4 pessoas
15 minutos
40 minutos
Ingredientes
2 alhos-franceses médios
20 cogumelos frescos
2 chávenas de arroz para risotto
100 ml de vinho branco
1,5 l de caldo de galinha
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Azeite q.b.
2 colheres (sopa) de parmesão ralado
1 cebola pequena
2 colheres (sopa) de manteiga
Passo a passo
- Abra horizontalmente o alho-francês ao meio e corte-o em rodelas bem finas. Aqueça um tacho com azeite e refogue com a cebola picada e o alho até ficarem moles. Junte um pouco de manteiga para amolecer o alho-francês, mas não o deixe ganhar cor.
- Corte os cogumelos aos pedaços pequenos e junte-os ao tacho.
- Quando quase toda a água libertada pelos cogumelos secar, adicione o arroz e deixe fritar até ficar translúcido.
- Junte o vinho branco. O tacho deve estar bem quente para o álcool evaporar. Comece a acrescentar o caldo de galinha ainda quente gradualmente e mexa.
- Continue a mexer e a adicionar o caldo sempre que o arroz começar a secar. Repita o processo durante cerca de 20 minutos.
- Ao fim desse tempo, se o arroz estiver mole, retire-o do lume. Acrescente duas colheres de sopa de manteiga e mexa com energia. Adicione queijo parmesão a gosto e volte a mexer.
- Crocantes de parmesão: Aqueça uma frigideira e coloque o queijo parmesão ralado no centro da frigideira. Quando começar a fundir, deve começar a retirá-lo devagar com uma espátula e a descolá-lo do fundo da frigideira.
- Com cuidado para não partir, vire do outro lado e deixe mais alguns segundos.
- Retire do lume para que arrefeça e seja mais fácil tirá-lo sem quebrar. Quando estiver crocante, retire com os dedos e coloque a secar.
A louça usada nesta receita é do @outletdobairro