Conhecem a expressão que diz que, de Espanha, nem bom vento nem bom casamento? Pois que da comida nunca ninguém fala, pois não? De facto, no que toca à gastronomia o caso muda de figura. São várias as iguarias que cruzam a fronteira, como é o caso do salmorejo.
Originário da região da Andaluzia, o salmorejo é um prato que conquistou corações com a sua simplicidade e sabor único. Mais ainda quando o calor do verão aperta e nada sabe tão bem como algo fresco e refrescante. Se as sopas tivessem uma árvore genealógica, o salmorejo seria um irmão do gazpacho. Praticamente os mesmos genes, que é como quem diz, os mesmos ingredientes, embora com uma textura cremosa e suave. Tomates maduros, pão, azeite e alho é tudo quanto precisam para pôr esta receita em prática. Basta misturar tudo, triturar até obter uma consistência homogénea e refrigerar antes de servir. Para terminar, nunca esquecer do presunto ibérico e ovos cozidos picados por cima.
Mais simples do que isto seria mesmo impossível.





Informação
4 pessoas
10 minutos
–
Ingredientes
1 kg de tomate maduro
2 dentes de alho
200 g de pão do dia anterior
100 g de azeite
10 g de sal
- Para servir:
2 ovos cozidos
Presunto q.b.
Croûtons q.b.


Passo a passo
- Lave os tomates, corte em pedaços pequenos e coloque no copo do liquidificador. Junte o azeite e o alho e triture tudo até o creme estar homogéneo.
- Numa taça grande, disponha o pão em pedaços e, utilizando um coador, verta o preparado de tomate por cima. Este passo é importante pois permite separar as sementes e as peles.
- Deixe o pão ensopar um pouco e depois devolva ao copo do liquidificador. Tempere com o sal e volte a triturar tudo.
- Leve ao frigorífico por, pelo menos, 1 hora até ao momento de servir.
- Sirva em tigelas individuais e decore com alguns croûtons, um pouco de ovo cozido picado e pedacinhos de presunto.




