Xarope de casca de banana

A banana, embora originária do sudeste da Ásia, rapidamente conquistou terreno e admiradores pelo mundo fora e é hoje cultivada em praticamente todas as regiões tropicais, incluindo na ilha da Madeira. Deliciosa, cheia de nutrientes e com um sabor doce que agrada a maioria das pessoas, tornou-se presença assídua nas prateleiras de qualquer supermercado. Por isso, não é de admirar que seja a segunda fruta, a seguir à laranja, a ser mais consumida no planeta, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

No entanto, apesar de igualmente rica em fibra e potássio, uma parte dessa fruta acaba sempre atirada para o lixo: a casca. A verdade é que esta “embalagem natural”, que torna a banana tão prática para ser ingerida em qualquer lado, pode ser utilizada em diversas receitas, tanto doces como salgadas. Utilizar a sua casca é uma forma de, não só evitar o desperdício alimentar, aproveitando ao máximo tudo aquilo que é possível consumir, como ainda retirar alguns benefícios para a saúde. Numa edição anterior, já aqui trouxe um delicioso bolo feito com as cascas da banana. Desta vez, proponho transformá-las num xarope.

Este xarope é extremamente fácil de fazer, muito barato e requer apenas quatro ingredientes. Depois de pronto, torna-se bastante versátil, podendo ser usado tanto como acompanhamento duas suas panquecas ou waffles matinais como para dar um toque extra nas suas bebidas mais elaboradas. Outro ponto positivo é pode substituir na perfeição o mel, uma ótima opção para quem segue uma alimentação vegetariana.

Portanto, da próxima vez que comer uma banana e for deitar as cascas fora, pense duas vezes.

Xarope de casca de banana

Xarope de casca de banana

0 from 0 votes
Nível de dificuldade: Fácil
Doses

2

frascos
Preparação

10

minutos
Cozedura

45

minutos
Tempo total

55

minutos

Xarope sem desperdício feito com casca de bananas maduras que pode ser usado como substituto vegan do mel.

Modo cozinhar

Mantém a tela do teu dispositivo sempre ligada

Ingredientes

  • 4 4 cascas de banana maduras

  • 3 chávenas 3 de água fria

  • 2 chávenas 2 de açúcar (branco ou de coco)

  • 0,5 c. sopa 0,5 de extrato de baunilha

Passo a passo

  • Lave as cascas de banana em água fria para remover qualquer sujidade. Coloque-as numa panela grande e cubra com 3 chávenas de água. Leve ao fogo e, assim que levantar fervura, tape e deixe cozer por 10 minutos.
  • Após esse tempo, retire do fogo e reserve, ainda tapado, por cerca de 3 horas ou durante a noite. Isso permitirá que a água ganhe um forte sabor a banana. No final, retire as cascas, descarte-as e passe a água restante por um coador para retirar as partes mais fibrosas que possa ter.
  • Meça a quantidade de líquido que sobrou e adicione a mesma quantidade em açúcar. Devolva tudo à panela, mexa bem e volte a levá-la ao fogo médio, certificando-se que o açúcar se dissolve na calda. Deixe a mistura engrossar, até o líquido reduzir para metade e ganhar uma consistência semelhante ao mel.
  • Despeje em recipientes com tampa previamente esterilizados. Feche os frascos de imediato e vire-os ao contrário, deixando-os assim até arrefecerem por completo e, desta forma, ganharem vácuo natural que ajudará o xarope a preservar-se por mais tempo. Guarde-os por até 3 semanas no frigorífico.

Fizeste esta receita? Partilha comigo!

Menciona @_luismiguelcosta_ na foto do instagram ou a tag #luismiguelcosta