Há um ritual que nunca falha quando estou a preparar os conteúdos para esta rubrica: dar a experimentar a receita, seguida da pergunta “Qual o ingrediente secreto?”. O suspense no ar não está muito longe do da pergunta final do ‘Quem quer ser milionário’, mas sem a banda sonora impactante. Tenho que admitir que há em mim um certo fascínio sempre que, por mais palpites que sejam lançados, a resposta correta não é dada.
Hoje damos novamente destaque à banana, a segunda fruta mais consumida no planeta de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. Deliciosa, cheia de nutrientes e com um sabor doce que agrada à maioria das pessoas: requisitos mais do que suficientes para fazerem dela presença assídua nas prateleiras de qualquer supermercado. Contudo, por mais que seja consumida, há uma parte que acaba, inevitavelmente, atirada para o lixo: a casca. A verdade é que este ingrediente esconde uma versatilidade enorme, podendo ser utilizado em variadas receitas. Os mais atentos recordar-se-ão de que não é a primeira vez que faço referência a ele nestas páginas
Ponto assente é que todos conhecemos as vantagens da ingestão da banana, das quais o combate à fadiga muscular, a diminuição da pressão arterial e até o alívio da acidez do estômago. Porém, a casca da banana, de sabor sutilmente amargo e textura macia quando cozida, é igualmente rica em fibras e potássio e, segundo apontam alguns estudos, chega a ser nutricionalmente mais completa do que a própria parte comestível.
E se é nas regiões de clima tropical que a banana encontra as condições ideais para o seu crescimento, não é de admirar que o Brasil seja o quarto produtor no ranking mundial. Assim sendo, por que não juntar este fruto a um dos ex-libris gastronómicos desse país? Sim, porque quando se fala de doces brasileiros poucos são tão icónicos e populares quanto os brigadeiros.
Reza a história que terão surgido como forma de as mulheres mostrarem apoio ao candidato presidencial brigadeiro Eduardo Gomes, nas primeiras eleições nacionais em que elas foram autorizadas a votar. Embora o candidato tenha perdido, o destino foi bem mais simpático para o doce, já que das vendas em comícios, rapidamente conquistou o mundo com o seu charme irresistível e a sua deliciosa simplicidade.
Estas pequenas trufas de chocolate, semelhantes a bombons, são a sobremesa perfeita para qualquer ocasião. A receita, feita com apenas quatro ingredientes, é tão simples que não requer nenhuma habilidade culinária avançada. Nesta versão, o ingrediente secreto são as cascas que vão contribuir para umas notas subtis de sabor a banana que ligam muito bem com o chocolate.