Para além dos dias mais longos e das temperaturas altas, o Verão traz consigo toda uma variedade de frutos frescos e suculentos, cheios de sabor e altamente nutritivos. É uma época maravilhosa em que as bancas dos mercados são inundadas com um sem fim de opções de aparência apetitosa. Mesmo aqueles que têm uma pequena horta em casa colhem mais frutas do que aquelas que conseguem consumir e acabam por distribuir pela vizinhança. E é nessa altura, quando nos deparamos com uma montanha de frutas na nossa cozinha, que percebemos que teremos de fazer alguma coisa antes que se comecem a deteriorar. Felizmente, existem maneiras criativas e deliciosas de aproveitar ao máximo esses excessos, como geleias e compotas.
Embora sem grande produção nacional (tirando o ananás dos Açores), o abacaxi é uma das frutas tropicais mais populares e apreciadas por esta altura do ano, devido ao seu sabor fresco num equilíbrio agridoce perfeito. A sua versatilidade é tão grande que pode ser consumido das mais diversas formas: ao natural, grelhado, em sobremesas, em sumo… No entanto, as cascas quase sempre são negligenciadas, embora contenham igualmente nutrientes, como vitaminas, minerais e fibras.
Neste artigo, vamos aprender como dar uma segunda vida às cascas do abacaxi ao transformá-las numa geleia incrivelmente saborosa.
Esta geleia pode ser utilizada consoante o gosto do freguês: como cobertura para torradas, crepes ou panquecas, como recheio para bolos e tortas, ou até mesmo como acompanhamento numa tábua de queijos. E já que esta é uma época em que marcamos encontro com aqueles amigos e familiares que no resto do ano estão mais ausentes, pode ser uma óptima sugestão de presente caseiro. Coloque-a em potes bonitos, decore com um laço e ofereça a quem mais gostar. Ao fazer isso, estará a incentivar a redução do desperdício e a consciencializar para a importância de aproveitar ao máximo os alimentos, mostrando que pequenos esforços individuais podem fazer a diferença.