Poucas sobremesas serão tão reconfortantes quanto um bom crumble de maçã. E agora que começa o outono, torna-se ainda mais perfeita!
O cheiro da fruta a assar com canela; a crosta dourada a sair do forno; o contraste entre o quente da sobremesa e o frio de uma bola de gelado para os mais gulosos… tudo isso faz do crumble uma escolha irresistível, seja para um jantar de família, um almoço de domingo ou simplesmente para aquele dia em que apetece um doce caseiro e rápido de preparar.
O crumble como o conhecemos hoje é geralmente associado ao Reino Unido, onde ganhou popularidade durante a Segunda Guerra Mundial, quando havia racionamento de ingredientes. As tradicionais tartes exigiam mais ingredientes e era preciso improvisar sobremesas simples. Desde então, tornou-se popular em todo o mundo, justamente pela sua simplicidade e sabor.
Além de ser uma sobremesa fácil e rápida, o crumble é extremamente versátil, já que pode ser adaptada consoante o que se tenha em casa. Como é o caso do crumble de uvas e do crumble de marmelo que já por aqui partilhei. No fundo, é talvez das formas mais deliciosas de aproveitar fruta madura que já não está no ponto para ser comida ao natural.
Nesta versão, acrescentei dois ingredientes que não fazem parte do clássico crumble: os flocos de aveia e a amêndoa. Desculpem-me os puritanos, mas acho que neste caso os fins justificam os meios. Estes dois fazem com que o nível de crocância suba de patamar e, portanto, é tudo o que se quer. Já para não falar que se torna mais nutritivo. (Quando se fala em sobremesas, todas as desculpas são válidas para pesar menos na consciência, não é verdade?)
Nem todas as maçãs funcionam da mesma forma em sobremesas. A escolha da variedade influencia diretamente o sabor e a textura do crumble. Aqui ficam algumas opções:
No fundo, esta sobremesa resulta com qualquer tipo de maçã, mas a combinação entre variedades mais doces e outras mais ácidas poderá ser interessantes, garantindo um equilíbrio de sabores.
Um clássico intemporal que combina simplicidade, tradição e sabor. Está na altura de ligar o forno, não está?
Se há algo que define o outono, são os aromas acolhedores da maçã e canela…
Há sabores que resistem ao tempo e que parece nunca saírem de moda. O salame…
O tiramisù é, sem dúvida, um dos grandes clássicos da doçaria italiana. Quase que dispensa…
O verão está, por esta altura, a gastar os seus últimos cartuchos. Enquanto uns ativam…
O molho tahini é um daqueles ingredientes cuja origem está profundamente enraizada na cultura do…
Imaginemos o seguinte cenário: está na secção dos frescos de um qualquer supermercado e eis…