Tiramisù de speculoos

O tiramisù é, sem dúvida, um dos grandes clássicos da doçaria italiana. Quase que dispensa apresentações. Conhecido pelo seu sabor delicado e textura cremosa, é tradicionalmente preparado com camadas de palitos la reine embebidos em café, queijo mascarpone e uma leve cobertura de cacau para finalizar. É fácil perceber porque esta é uma das sobremesas que conquistou o mundo. Um sabor incrível aliado a uma simplicidade sofisticada.

Mas e se colocarmos a fasquia ainda mais elevada, é possível? Assim nasce o tiramisù de speculoos. Neste caso, os tradicionais palitos são substituídos pelas famosas bolachas speculoos, conhecidas pelo seu sabor caramelizado e notas quentes de canela e especiarias.

As bolachas speculoos são originárias da Bélgica e dos Países Baixos e têm raízes na tradição natalícia desses países. Eram tradicionalmente preparadas por altura do dia de São Nicolau, com moldes decorativos que representavam figuras religiosas ou do quotidiano. O que as torna tão especiais é o seu sabor intenso e inconfundível: uma mistura rica de especiarias (como canela, noz-moscada, cravinho, gengibre e cardamomo), combinada com açúcar mascavado e uma textura estaladiça que se desfaz na boca. Ao contrário do que acontece com outras bolachas de especiarias, os speculoos não contêm mel, o que lhes confere um sabor mais profundo e caramelizado.

Nos últimos anos, estas bolachas ganharam fama mundial, muito graças à popularização do seu creme de barrar feito a partir de speculoos, que se tornou viral nas redes sociais. Hoje, estão presentes em sobremesas, bebidas, gelados e inúmeras receitas reinventadas…

Neste tiramisù de speculoos, cada camada combina o sabor robusto e aromático destas bolachas com a suavidade do mascarpone, criando uma sobremesa equilibrada, reconfortante e cheia de personalidade. É a escolha perfeita para surpreender à mesa, celebrar momentos especiais ou, simplesmente, mimar-se num final de dia.

 E quer saber o meu segredo? O novo produto da @galbanipt Tiramisù Minute al Mascarpone. Um creme pronto a usar, o que faz dele o melhor aliado para preparar sobremesas de “última hora” e sempre com a garantia de um resultado perfeito. Cremoso, autêntico e prático, é ideal para quem quer impressionar sem complicações.

Experimente esta deliciosa fusão de tradição e inovação e descubra por que é que o tiramisù de speculoos está a conquistar tantos corações (e paladares)!

Tiramisù de speculoos

5 from 1 vote
Nível de dificuldade: Fácil
Doses

8

pessoas
Preparação

20

minutos
Cozedura
Tempo total

20

minutos

O clássico italinao tiramisù, mas com um plot twist delicioso: biscoito speculoos, umas bolachas de sabor caramelizado e notas quentes de canela e especiarias.

Modo cozinhar

Mantenha a tela do seu dispositivo sempre ligada

Ingredientes

  • embalagens de GALBANI Tiramisu Minute al Mascarpone

  • 500 g 500 de biscoitos speculoos

  • 250 ml 250 de café forte

  • 60 ml 60 de Amaretto ou rum (opcional)

  • 100 g 100 de pasta de speculoos

  • Para a cobertura
  • Pasta de speculoos q.b.

  • Biscoitos q.b.

Passo a passo

  • Misture o café e o amaretto num prato fundo e deixe arrefecer.
  • Na taça da batedeira, verta o preparado de mascarpone. Adicione a pasta de speculoos e bata, envolvendo tudo até obter um creme liso.
  • Mergulhe cada biscoito no café e vá dispondo no fundo do tabuleiro, de forma a cobrir a sua totalidade. Este processo deve ser rápido, para evitar que fiquem muito encharcados no café.
  • Espalhe parte do creme sobre os biscoitos. Faça o mesmo para uma nova camada de biscoitos humedecidos e cubra com um pouco da mistura de mascarpone. Repita o processo até não restar mais ingredientes, terminando com uma camada de creme.
  • Caso a pasta de speculoos esteja muito compacta, coloque uma pequena quantidade num copo e aqueça por uns segundos no microondas. Verta para um pequeno saco e corte uma ponta. Desenhe linhas paralelas ao longo do tabuleiro e, no final, passe um palito perpendicularmente, alternando o sentido, de forma a criar o efeito mármore.
  • Leve ao frigorífico durante, pelo menos, 3 horas. Antes de servir, triture mais alguns biscoitos e espalhe as migalhas sobre o tiramisu.

Fez esta receita? Partilhe comigo!

Mencione @_luismiguelcosta_ na foto do instagram ou a tag #luismiguelcosta