Bolachas de manteiga com recheio de doce de morango e ruibarbo

Estão a ver as famosas latas azuis de bolachas que fazem parte da nossa memória? São verdadeiros ícones do nosso imaginário colectivo, marcando gerações com a sua presença constante em qualquer lar. No entanto, quantas vezes não desiludiram a nossa gula que procurava um docinho e encontrava, em vez disso, uma coleção de linhas, agulhas e outros acessórios de costura?

Chegou a vez de recompensar todos os traumas da nossa infância.

Esta é a versão caseiras dessas bolachinhas amanteigadas e com sabor subtil a baunilha. São típicas da Europa Central e têm uma textura tão delicada que se desfazem na boca.

Para elevar ainda mais o prazer de cada dentada, fui além da receita clássica e transformei estas delícias em biscoitos sanduíche. Cada par de bolachas é unido por uma camada de creme de manteiga e uma generosa porção de doce de morango e ruibarbo.

Essas bolachas são perfeitas para qualquer ocasião em que se procura algo simples e reconfortante ao mesmo tempo. Desde uma tarde preguiçosa no sofá, acompanhadas de uma chávena de chá a fumegar, até uma mesa de festa esbanjando elegância. Elas conseguem ser sofisticadas e descontraídas ao mesmo tempo, o que faz com que sejam sempre uma escolha acertada.

O que é o ruibarbo?

Se nunca ouviram falar em ruibarbo, vamos lá esclarecer algumas dúvidas…

O ruibarbo é uma planta herbácea que, embora tecnicamente seja um vegetal, muitas vezes é usado na culinária como se de uma fruta se tratasse. Isto acontece devido ao seu sabor ácido e refrescante. É popular em sobremesas, especialmente em compotas, tortas e crumbles, frequentemente combinado com frutas como o morango ou a maçã para equilibrar o seu sabor.

As partes comestíveis do ruibarbo são os seus talos que têm uma cor que varia entre o verde, o rosa e o vermelho intenso, dependendo da variedade. É importante destacar que as folhas do ruibarbo são tóxicas devido à presença de ácido oxálico e outras substâncias nocivas e, por isso, nunca devem ser consumidas.

O sabor do ruibarbo cru é bastante ácido, quase impossível de ser consumido. Contudo, quando cozido e adoçado, ele transforma-se num ingrediente com grande potencial. Nem sempre se encontra nas prateleiras dos hipermercados. A tarefa torna-se mais fácil em supermercados com maior oferta em alimentação saudável ou em mercados de produção biológica.

Bolachas de manteiga com recheio de doce de morango e ruibarbo

0 from 0 votes
Nível de dificuldade: Intermédio
Doses

9

unidades
Preparação

25

minutos
Cozedura

15

minutos
Tempo total

40

minutos
Modo cozinhar

Mantenha a tela do seu dispositivo sempre ligada

Ingredientes

  • Para as bolachas:
  • 190 g 190 de manteiga

  • 75 g 75 de açúcar em pó

  • 1 1 clara de ovo

  • 1/1 c. chá 1/1 de extracto de baunilha

  • 225 g 225 de farinha

  • Para o recheio:
  • 120 g 120 de manteiga

  • 240 g 240 de açúcar em pó

  • Doce de morango e ruibarbo

Passo a passo

  • Bata a manteiga, que deverá estar à temperatura ambiente, juntamente com o açúcar até obter um creme. Junte a clara e a baunilha e volte a bater para incorporar.
  • Adicione a farinha e bata mais um pouco até obter uma massa lisa e uniforme. Em seguida, transfira a massa para um saco de pasteleiro com um bico em estrela.
  • Desenhe círculos de 5cm de diâmetro em duas folhas de papel vegetal, deixando espaço entre eles. Usando pressão firme e constante, faça círculos em espiral nos moldes desenhados.
  • Leve ao forno pré-aquecido a 170 ºC por cerca de 20 minutos. Quando ficarem ligeiramente douradas, retire e deixe arrefecer completamente.
  • Para o recheio, bata a manteiga e o açúcar em velocidade média-alta até ficar um creme fofo e suave. Coloque num saco de pasteleiro com um bico mais pequeno.
  • Faça um círculo com o creme em metade das bolachas e coloque no centro uma dose generosa de doce de morango e ruibarbo. Sobreponha com as restantes.

Fez esta receita? Partilhe comigo!

Mencione @_luismiguelcosta_ na foto do instagram ou a tag #luismiguelcosta