Rama de cenoura: aqui está uma coisa que pouquíssimas pessoas aproveitam na cozinha. Na verdade, talvez muito poucos serão aqueles que a conhecem, já que na maioria dos supermercados apenas se vende a raiz. No entanto, estas folhas são comestíveis e super nutritivas, aliás.
Apesar de viver na capital, tenho a sorte de usar, na minha cozinha, frescos vindos directamente da horta. Por isso, mais do que habituado a usar tudo o que a terra dá.
Esse pesto de folhas de cenoura é uma das maneiras mais comuns de usar a rama, tantas vezes descartada. Não difere em muito da versão tradicional (leva igualmente frutos secos e azeite). Além disso, é facílimo de fazer: basta colocar todos os ingredientes num processador e adicionar o azeite aos poucos. Fica pronto em menos de 5 minutos, rende bastante e dura imenso tempo se conservado no frigorífico. Pode ser usada em massas, saladas, carnes e petiscos, deixando qualquer iguaria ainda mais especial!
Portanto, da próxima vez que forem às compras, não desperdicem esta parte da cenoura. Para além de poderem ser oferecidas ou adquiridas por um preço muito baixo (se têm o hábito de irem ao mercado ou a feiras, tentem a vossa sorte), é um ingrediente absolutamente surpreendente e muito delicioso.
Nada como aproveitar os alimentos por inteiro. A natureza agradece.