Quem me segue por aqui sabe que eu não sou muito de partilhar petiscos. Se José Severino (mítica personagem do Herman José) ficou conhecido pela frase “eu é mais bolos”, eu sou mais de pratos principais. Daqueles que são os protagonistas de um jantar e que quando chegam à mesa nos reconfortam de imediato.
No entanto, com as épocas festivas aí à porta, achei que era o momento ideal para trazer um aperitivo para um convívio demorado à volta da mesa. Estes douradinhos feitos a partir do queijo coalho dos @queijos.tete são perfeitos para encantar todos. Como o ponto de fusão do queijo coalho é mais alto, pode ir ao forno sem derreter nem perder a forma, o que o tornará bastante crocante. Para acompanhar, uma surpreendente maionese de abacate ou então um molho sweet chili que já aqui partilhei em tempos a receita.


Informação
4 pessoas
20 minutos
25 minutos
Ingredientes
1 ¼ chávena de panko (ou farinha de amêndoa)
1 ovo
2 embalagens de queijo coalho
⅓ chávena de farinha s/ fermento
½ colher (de chá) de sal
1 colher (de chá) de paprika fumada
2 colheres (de sopa) de azeite
- Para o molho:
1 abacate maduro
⅓ chávena de maionese
¼ colher (de chá) de sal


Passo a passo
- Coloque a farinha num recipiente e misture com a paprika fumada. Noutra tigela, bata o ovo e acrescente o sal. Por último, disponha o panko noutra taça.
- Corte o queijo coalho em palitos do mesmo tamanho e grossura.
- Cubra os palitos com a mistura de farinha e sacuda-os para remover o excesso. Em seguida, mergulhe no ovo batido. Por fim, passe-os no panko até que fiquem bem revestidos.
- Coloque os palitos no tabuleiro de ir ao forno revestido com papel vegetal. Regue com um fio de azeite por cima.
- Leve ao forno, pré-aquecido a 200º C, por cerca de 20–25 minutos ou até dourar. Vire a meio do tempo para ficarem com a crosta homogénea.
- Para fazer a maionese de abacate, basta misturar os ingredientes num processador até deixar de ter grumos. Se achar necessário, acrescente um pouco mais de sal.




