Estão a ver aqueles ingredientes que trazemos do supermercado a pensar numa determinada receita mas, uns dias depois, acabam por ser protagonista de outra coisa totalmente diferente? Pois, foi o que aconteceu com este salmão fumado. Eram para ser uma entrada mas o destino trocou-lhes às voltas.
Estes hambúrgueres surgiram de forma inesperada para o almoço. E só vos digo uma coisa: que forma tão rápida e deliciosa para se ter uma refeição fora da rotina.
Decidi acompanhar com uma salada de rúcula e um molho de iogurte numa versão mais saudável. No entanto, podem caprichar e fazerem com tudo a que um bom hambúrguer tem direito: pão, muito molho e batatas fritas crocantes.
Quem gosta de salmão fumado tem aqui uma forma de ficar a gostar ainda mais.


Informação
6 hambúrgueres
15 minutos
8 minutos
Ingredientes
200 g lombo de salmão
200 g de salmão fumado
3 dentes de alho
1 cebola pequena
½ chávena de panko (ou pão ralado)
2 colheres (de sopa) de sumo de limão
3 colheres (de sopa) de salsa
- Para o molho:
½ chávena de iogurte grego natural
2 colheres (de sopa) de azeite
Sal, pimenta e oregãos q.b.
2 colheres (de sopa) de sumo de limão


Passo a passo
- Num processador de alimentos, triture a cebola, o alho e a salsa. Junte o salmão e pulse algumas vezes, de modo a ficar picado grosseiramente mas não pastoso. Transfira o preparado para uma taça.
- Junte os restantes ingredientes, tempere com um pouco de sal e pimenta e envolva tudo.
- Molde pequenas bolas com cerca de 70g cada. Depois achate dando a forma de hamburger. Embrulhe em película aderente e leve ao frigorífico por pelo menos uma hora até ficarem firmes.
- Enquanto isso, numa taça, misture todos os ingredientes para o molho. Reserve no frio.
- Aqueça uma frigideira anti-aderente. Pincele os hambúrgueres dos dois lados com um pouco de azeite. Leve a grelhar por 6 a 8 minutos, virando a meio do tempo, de modo a que fique ainda suculento no interior.
- Sirva os hambúrgueres acompanhados de rúcula e o molho de iogurte.

