(Esta receita tem o patrocínio de Arroz Saludães.)
A salada de arroz é uma daquelas receitas simples, versáteis e cheias de sabor que resulta bem em qualquer altura do ano, mais ainda agora que os dias quentes se instalaram definitivamente.Mas desengane-se quem pensa que salada é sinónimo de um prato cheio de alface. Esta é uma salada cheia de contrastes.
O segredo desta salada está, sobretudo, na combinação de ingredientes. O arroz oferece uma base neutra e saciante, o frango acrescenta proteína e os brócolos trazem frescura e textura. A esta base equilibrada e saborosa, entra a noz-pecan que contribui com um elemento crocante, enquanto os arandos secos dão pequenas notas doces a cada garfada.


Para unir todos os ingredientes, a salada é temperada com um vinagrete simples de azeite, mostarda Dijon e xarope de ácer. A intensidade da mostarda e o ligeiro toque adocicado do xarope de ácer criam um molho simples, mas mais uma vez cheio de contrastes entre o doce e o salgado.
Uma das grandes vantagens desta receita é a sua simplicidade. Além de fácil de preparar, esta salada de arroz saudável é uma excelente opção para aproveitar arroz ou frango já cozinhados. Pode ser preparada com antecedência e levada na marmita. No entanto, o ideal é adicionar o vinagrete apenas no momento de servir, para manter os diferentes ingredientes com a melhor textura possível.


Se gostares de variar, também podes adaptar a salada ao teu gosto, acrescentando outros legumes, ervas aromáticas ou diferentes frutos secos. A base de arroz permite inúmeras combinações, tornando esta uma receita muito versátil.
Esta salada é perfeita pois pode ser servida como prato principal, especialmente num almoço ou jantar mais leve, mas também funciona muito bem como acompanhamento. É uma opção prática para levar para o trabalho, para um piquenique ou para uma refeição ao ar livre.






