A temporada de ervilhas frescas está definitivamente no auge. Para quem tem o privilégio de ter horta em casa, certamente que os últimos dias têm sido passados a abrir vagens e a separar estas doces bolinhas verdes. E quando assim é, não há nada melhor do que aproveitar aquilo que a terra nos dá para preparar receitas que nos encham o palato.
Desta vez, optei por fazer uma sopa já a lembrar os tempos mais quentes. Embora muito simples, está repleta de sabores bem tradicionais.
Caso não encontram ervilhas frescas, não há problema. As congeladas são uma óptima alternativa, o que significa que podem fazer esta iguaria em qualquer época do ano (mesmo no meio do inverno).
A presença do chouriço dá uns pontos extra no resultado final, mas podem sempre omitir se procurarem uma receita mais light.
Ingredientes
1 cebola
3 dentes de alho
1 batata grande
600 gramas de ervilhas
2 punhados de espinafres
3 chávenas de água
Sal e pimenta q.b.
½ chouriço
- Para empratar:
Leite de coco
Amêndoa palitada torrada
Hortelã
Passo a passo
- Coloque o azeite e a cebola picada numa panela e frite por 5 minutos até ficar macia.
- Adicione o chouriço cortado em cubos pequenos e deixe libertar alguma gordura. De seguida, junte a batata também cortada em pedaços pequenos e as ervilhas.
- Regue com a água e tempere com sal, pimenta. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 15 minutos, até que as batatas e as ervilhas estejam cozidas.
- De seguida, retire do fogo e com a varinha mágica triture até ficar homogéneo.
- No momento de servir, pode guarnecer com um fio de leite de coco, amêndoa palitada torrada, alguns cubos de chouriço crocante e folhas de hortelã.