Se são daqueles que acham que fazer sopa é só misturar todos os legumes que se encontram no frigorífico, deitar água e deixar cozer só tenho uma coisa a dizer: estão redondamente enganados. Há todo um mundo para lá do típico creme de legumes que têm mesmo de conhecer.
Esta sopa de abóbora, de inspiração tailandesa, oferece uma experiência cheia de sabores e sem nenhum trabalho extra. Tem uma textura aveludada, é incrivelmente fácil de fazer e está repleta de especiarias quentes e picantes. O leite de coco e o açafrão dão profundidade, enquanto o gengibre e o sumo de lima acrescentam frescura. Uma viagem a cada colherada que não vão querer perder.
Todos aqueles que dizem que não gostam de sopa experimentem esta receita e depois venham dizer-me se mantêm a opinião.


Informação
4 pessoas
15 minutos
60 minutos
Ingredientes
3 colheres (de sopa) de óleo de coco
1 cebola
2 cenouras médias
3 colheres (de sopa) de concentrado de tomate
2 colheres (de sopa) de caril em pó
3 dentes de alho
1 colher (de chá) de gengibre em pó
1 pitada de sal
500 g de abóbora
1 litro de caldo de legumes
1 chávena de creme de coco
1 colher (de café) de cominhos
1 colher (de café) de canela
1 colher (de café) de açafrão
2 colheres (de chá) de sumo de lima (opcional)



Passo a passo
- Pincele a abóbora com um pouco de óleo de coco, sal e pimenta. Coloque num tabuleiro e leve ao forno, a 200º C, a assar durante 45 minutos, até estar macia.
- Numa panela grande, aqueça o óleo de coco e refogue, por cerca de 10 minutos, a cebola picada e a cenoura cortada em cubos pequenos
- De seguida, junte o tomate, o gengibre, o caril e o alho e deixe cozinhar por uns 5 minutos para libertar os aromas.
- Por fim, adicione a abóbora e o caldo de legumes. Tape a panela e cozinhe por 15 minutos
- No final deste tempo, passe a varinha mágica até obter uma mistura homogénea. Devolva o creme à panela e acrescente o leite de coco. O calor residual deverá ser suficiente para aquecer a mistura. Se desejar, pode acrescentar o sumo da lima.
- No momento de servir, decore a gosto, usando algumas sementes de abóbora, um fio de leite de coco e folhas de coentros frescas.




