Quando aqui partilhei a receita de ribs com molho barbecue foram várias as pessoas que me perguntaram se o molho era caseiro. Para todas elas, a resposta era só uma: com certeza que sim. Depois de tantos pedidos, aqui vos deixo todos os passos para que tenham o melhor molho de churrasco caseiro.
Com uma combinação perfeita entre o doce e salgado, tem um sabor muito melhor do que as embalagens compradas na loja, já que pode ser facilmente personalizado ao gosto de cada um. Além de que é mais barato e possui menos conservantes. Para isso precisarão apenas de um punhado de ingredientes que, geralmente, existem sempre na despesa de qualquer um de nós.
E o que podem fazer com este molho de churrasco? A melhor pergunta seria: o que é que não podem fazer… Pincelem-no nas costelas, espalhem em hambúrgueres, sirvam como dip para batatas fritas ou como base de pizza em vez do tradicional molho de tomate.
E caso não gastem tudo em duas semanas, podem congelar e assim ter sempre à mão caso queiram dar um toque especial ao vosso prato.





Informação
1 frasco de 500ml
5 minutos
45 minutos
Ingredientes
1+½ chávena de açúcar mascavado
1+½ chávena de ketchup
½ chávena de vinagre de maçã
½ chávena de água
1 colher (de sopa) de molho inglês
2+½ colher (de sopa) de mostarda
2 colheres (de chá) de paprika
2 colheres (de chá) de sal
1+½ colheres (de chá) de pimenta
1 colher (de sopa) de sumo de limão



Passo a passo
- Num pequeno tacho, coloque todos os ingredientes e cozinhe em lume brando por cerca de 45 minutos até engrossar.
- Adicione mais açúcar ou temperos a gosto, se desejar, e retire do fogo. Deixe arrefecer completamente a temperatura ambiente, coloque num frasco hermético e guarde no frigorífico.


