Pó de casca de laranja

“A laranja de manhã é ouro, de tarde prata e à noite mata”. Penso não ser novidade admitir que nutro um fascínio por provérbios populares. Estas frases curtas, passadas de geração em geração, são como pequenas pérolas de sabedoria lapidadas pelo tempo, que carregamos no bolso prontas para serem usadas em qualquer ocasião. No entanto, sempre me intrigou essa fama de que as laranjas ganham tão dramáticos poderes assim que o sol se põe, um toque de Midas inverso quce as transforma em vilãs de filmes de terror. Como amante de laranjas a qualquer hora do dia que sou, defenderei a sua honra até ao fim dos meus dias – espero que não por causa delas! 

Desta vez, não vos trago nenhuma receita inesperada. Não é propriamente a invenção da roda, mas uma dica que, acredito, vos será muito útil. Todos sabemos que as cascas das frutas e dos vegetais encabeçam o pódio quando se trata de desperdício alimentar. Contudo, a maioria delas é perfeitamente adequada para consumo, desde que submetidas a algum tipo de adaptação.

No caso da laranja, a utilização da sua casca não é um processo novo. Quanto do nosso receituário não inclui “raspa de laranja q.b.” como um ingrediente precioso? De cor vibrante e rica em óleos essenciais que proporcionam um aroma cítrico, confere frescor, acidez e uma profundidade aromática inigualável. 

Este pó é feito com um único ingrediente: casca desidratada finamente moída. A elaboração é de tal forma simples que se pode resumir em quatro verbos: descascar, secar, triturar, armazenar. Tão fácil assim.

Uma colher de café deste pó equivale a uma laranja inteira ralada, o que permite que seja uma solução perfeita para ter sempre à mão pronta a ser usada. A sua versatilidade é tanta que pode ser usado como complemento tanto em entradas, pratos salgados, sobremesas ou bebidas, realçando ainda mais os sabores. 

Mas como nem só de marinadas e molhos para saladas se faz a vida, este pó ganha todo um potencial incrível fora da cozinha, quando usado em esfoliantes corporais, máscaras faciais, sais de banho ou sabonetes. Pode também servir como desodorizante, quando guardado em saquinhos no meio das gavetas da roupa. 

Pó de casca de laranja

0 from 0 votes
Nível de dificuldade: Fácil
Doses

1

frasco
Preparação

2

horas 
Cozedura

0

minutos
Tempo total

2

horas 

Pó feito de casca de laranja desidratada que pode ser usado para realçar o sabor de marinadas, molhos para saladas, bolos e chás.

Modo cozinhar

Mantenha a tela do seu dispositivo sempre ligada

Ingredientes

  • 6 6 laranjas

Passo a passo

  • Lave bem as laranjas em água quente para se livrar de todos os resíduos que elas possam ter. Limpe com papel de cozinha e descasque o mais fino que conseguir. Com a ponta de uma faca, descarte a parte branca o mais que puder.
  • Numa bandeja forrada com papel, espalhe as cascas sem as sobrepor. Tape com um pano para evitar a contaminação por poeiras e coloque num lugar ensolarado. O processo pode levar alguns dias dependendo da temperatura.
    – Para acelerar a secagem, pode usar um forno, mas tenha atenção para não queimar. Ligue na temperatura mais baixa e deixe ficar por 2-3 horas, mexendo algumas vezes para garantir uniformidade. O ideal será deixar a porta do forno ligeiramente aberta para permitir que a humidade saia.
    – O terceiro método é utilizar um desidratador de alimentos. Quando totalmente secas, é desejável que as cascas estejam duras e possíveis de partir sem dobrar.
  • Coloque as cascas de laranja desidratadas no liquidificador ou num moedor e triture até restar um pó fino. Pode usar um almofariz como alternativa.
  • Quando atingir a consistência desejada, basta transferir para um recipiente hermético e armazenar num espaço seco e longe da luz solar direta, para manter a cor e o aroma por mais tempo.

Fez esta receita? Partilhe comigo!

Mencione @_luismiguelcosta_ na foto do instagram ou a tag #luismiguelcosta