O outono é como que um purgatório, o limbo entre o verão e o inverno. Uma transição entre duas estações bem diferentes, não só em termos de clima mas também em termos de disposição para a cozinha. Os dias começam a ficar mais frescos, as noites mais longas e frias e a vontade de saborear pratos mais quentes marca a adaptação a esta nova fase.
Para que tire partido ao máximo da estação que agora começa, reúno aqui os sabores mais reconfortantes, muita comida de forno e a fruta da época que sabe tão bem nesta altura.

Tagliatelle com peras caramelizadas e gorgonzola
É certo que há casamentos perfeitos, mas a combinação da pera com o queijo gorgonzola está para lá de incrível. Não é por acaso que são tão frequentemente visto juntos em muitos pratos italianos. A doçura da pera equilibra com o salgado do queijo e dos dois nasce uma receita irresistível para desfrutar nas noites aconchegantes de outono.

Lombinho de porco com castanhas e cogumelos
As castanhas são um excelente acompanhamento. Tal como neste lombinho de porco no forno que vos trago como sugestão. É uma receita bastante prática e muito rápida de fazer, além de combinar todos os sabores da estação. Trata-se de uma verdadeira ode ao Outono.

Sopa de cenoura assada, laranja e gengibre
Se são daquele género de pessoas que adora uma tigela de sopa cremosa, esta receita vai deixar-vos completamente arrebatados. As cenouras caramelizadas no forno aliadas à laranja e ao gengibre fresco vão surpreender da melhor maneira possível. Garanto-vos que esta combinação vai deixar-vos de queixo caído, com sabores que balançam entre o doce, o salgado e o picante.

Risotto de castanhas e cogumelos
Os cogumelos marron e as castanhas são as duas estrelas do prato, fazendo um belíssimo trabalho combinados com alecrim fresco e vinho branco. Perfeito para um jantar simples e reconfortante. Se também são amantes de risotto, vão amar esta versão pelo seu caráter subtil e suave.

Bolo de abóbora, nozes e especiarias
Esta receita está a meio caminho entre um pão e um bolo, já que, apesar de ter chocolate (completamente opcional, para quem quiser cortar), não é muito doce. O cheirinho que fica na cozinha é irresistível, graças à mistura de especiarias. Acompanhado por um copo de leite quente, digo-vos já, é perfeito para a hora do lanche.

Salada de abóbora assada e presunto
Quem disse que as saladas estão reservadas para os dias quentes? Pois é certo que no inverno estamos mais tentados para os pratos de forno. No entanto, não é por ser um refeição mais ligeira que deixa de ser reconfortante.

Frango com castanhas, peras, alecrim e vinho do Porto
É um assado tão delicioso e tão perfumado que me faltam as palavras para o descrever. É simples de fazer, mas ainda assim não deixa de ser sofisticado. Aproveitando todos estes paladares sazonais, é o casamento perfeito entre frutos e carne de frango. Mais reconfortante seria difícil.

Quando pensam em mousse provavelmente pensam em chocolate, maracujá ou talvez limão. Mas já ouviram falar em mousse de maçã? Esta mousse, que tem a maçã como protagonista, é suave, fresca e crocante. Os pedaços de bolacha por baixo dão uma textura agradável e a simplicidade de ingredientes deixa o sabor da maçã brilhar.

Marmelos assados com vinho do Porto e crumble de avelã
A forma mais simples de saborear o marmelo é mesmo assado no forno acompanhada de uma calda de vinho do Porto e especiarias que fica ligeiramente espessa e caramelizada. Para finalizar, e para dar um toque de frutos secos, não resisto a servir com um delicioso crumble de avelã que transforma esta sobremesa.