O arroz negro é originário da China, onde é conhecido como arroz proibido, pois em tempos o seu consumo estava reservado aos Imperadores. O sabor deste grão selvagem é marcante, com aromas a frutos secos e, portanto, perfeito para este risotto com camarão. Uma boa sugestão para uma ocasião especial!
Informação
4 pessoas
20 minutos
70 minutos
Ingredientes
400 g de arroz negro
1 cebola grande
2 l de água
400 ml de vinho branco
600 g de camarão limpo
6 colheres (sopa) de manteiga
4 dentes de alho
Sumo e raspas de 1 limão
Sal e pimenta q.b.
Queijo parmesão q.b.
Passo a passo
- Numa panela, coloque a água e as cascas do camarão e deixe ferver durante 30 minutos. No final, triture tudo com a varinha mágica, coe e reserve.
- Noutra panela, adicione 2 colheres de manteiga e doure a cebola cortada em meia lua. Adicione o arroz e vá mexendo bem. Despeje o vinho branco e deixe o álcool evaporar.
- Acrescente um pouco do caldo e vá mexendo. Repita a operação sempre que o arroz começar a colar ao fundo, durante mais ou menos 40 minutos.
- Enquanto isso, tempere o camarão com sal, pimenta e as raspas e sumo do limão. Reserve.
- Quando o grão estiver quase al dente, colocar mais duas colheres de manteiga e um pouco de queijo parmesão ralado. Por fim, acerte o sal.
- Numa frigideira antiaderente, coloque a manteiga e doure o alho. Acrescente o camarão e deixe cozinhar de ambos os lados. Finalmente, misture com o arroz.
A louça usada nesta receita é do @outletdobairro