Numa região onde havia falta de arroz, mas abundava o milho, a necessidade aguçou a criatividade e os beirões criaram as papas de carolo. Em breves palavras, pode-se dizer que é uma iguaria que se assemelha em tudo ao arroz doce, podendo ser servida quente ou fria. Apenas 30 minutos e pouquíssimos ingredientes é tudo o que precisam para que esta sobremesa fique pronta.
O carolo, expressão que provavelmente nunca ouviram falar, no fundo, é o milho triturado mais grosseiramente do que a farinha tradicional. Hoje em dia, pode ser encontrada perfeitamente em qualquer supermercado com a designação de sêmola.
Aromatizado com casca de laranja e canela, digo-vos que é surpreendente de tão simples e delicioso. Se estiverem à procura de receitas diferentes para a vossa mesa de Natal, apostava nesta sugestão.


Informação
6 pessoas
5 minutos
10 minutos
Ingredientes
125 g de sêmola de milho
400 ml de água
casca de ½ laranja
1 pau de canela
4 g de sal
10 g de manteiga
500 ml de leite
150 g de açúcar


Passo a passo
- Coloque a água, o sal, a canela, a manteiga e a casca de laranja num tacho. Leve ao lume e deixe ferver.
- Junte a sêmola de milho, deixe cozer e mexa sem parar com ajuda de uma vara de arames, até absorver a água por completo.
- Adicione o leite morno em fio sem parar de mexer. Pouco depois, junte o açúcar e mexa novamente.
- Cozinhe durante cerca de 10 minutos ou até as papas ganharem uma consistência cremosa.
- Tire a casca de laranja e o pau de canela. Retire o tacho do lume e distribua as papas para uma ou várias taças individuais.
- Antes de servir decore com paus de canela e com a canela em pó.


