Se existe o provérbio “fazer das tripas coração”, creio estar na altura de um novo entrar na gíria popular: “fazer das espinhas refeição”. Utilizar as carcaças de peixe para aromatizar um prato não é propriamente uma novidade. Não há programa de culinária nem livro de receitas que se preze que não mencione os tão afamados caldos.
No entanto, quantos de nós ignora este facto e opta por usar os de compra? Sejamos sensatos: para quê gastar dinheiro, se os podemos fazer em casa, tirando partido daquelas partes do peixe que normalmente são descartadas? Usando a cabeça e as espinhas não só é uma óptima forma de poupar na cozinha, como também evita o desperdício.
Esta é uma receita fácil de preparar, com poucos ingredientes e que fica pronta em pouco mais de 30 minutos. Além disso, é bastante versátil, já que pode ser feita com diferentes tipos de peixes. Garanto-vos que ficarão deliciados com todo o sabor a mar que emana. Proposta perfeita para matar saudades dos dias de verão passados na praia.