Sabem aqueles momentos ao longo do dia em que se sente um ratinho no estômago? A mim, acontece-me muito a meio da manhã e, por vezes, fica difícil esperar pela hora de almoço. Nessas essas alturas, o que vem mesmo a calhar é ter algo pronto a morder. Sim, até pode ser uma fruta, mas estas barritas de cereais sabem muito melhor.
Para as fazer, não há grande ciência nem mistério. É juntar um bocadinho de tudo o que se tenha na prateleira dos frutos secos, prensar e levar ao forno. Dão pouco trabalho e ficam prontas em menos de nada. Depois é só esperar que arrefeçam, cortar e guardar. Podem comidas em casa ou levar para qualquer lugar. E agora que o tempo quente chegou, são perfeitas para meter na mochila e levar para os passeios.



Informação
10 barritas
10 minutos
25 minutos
Ingredientes
3 colheres (de sopa) de óleo de coco
2 chávenas de flocos de aveia
½ chávena de avelãs
¼ chávena de amêndoas
¼ chávena de amendoins
½ chávena de nozes
⅓ chávena de sementes de girassol
⅓ chávena de sementes de linhaça
½ chávena de arandos desidratados
3 colheres (de sopa) de manteiga de amendoim
1 chávena de mel
1 pitada de sal
1 colher (de chá) de canela
½ colher (de chá) de gengibre em pó



Passo a passo
- Numa frigideira, aqueça o óleo de coco. Junte os flocos de aveia e vá mexendo até tostar ligeiramente.
- Enquanto isso, pique os frutos secos em pedaços mais pequenos de forma irregular.
- Quando os flocos de aveia estiverem no ponto, deite numa taça e misture com os frutos secos, as sementes e os arandos.
- Com a frigideira ainda quente, adicione o mel e a manteiga de amendoim e leve um pouco ao lume. De seguida, junte a canela, o gengibre e o sal.
- Assim que estiver mais liquido, verta para a taça com os cereais. Envolva bem até obter uma massa pegajosa.
- Despeje esta mistura sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal. Calque bem de forma a ficar uma superfície homogénea e regular.
- Leve ao forno, pré-aquecido a 170 ºC, durante 20 a 25minutos, até ficar douradinho por cima. Deixe arrefecer ainda dentro do tabuleiro. Quando já estiver completamente frio, corte em barras iguais. Guarde numa caixa hermética.




