Tirem-me as sardinhas assadas e o cheiro a fumo. Tirem-me as bifanas e as farturas. No limite, tirem-me também a música pimba a soar em colunas de qualidade duvidosa. Podem tirar-me tudo, mas ai de quem ousar tocar no pão com chouriço!
Acabado de sair do forno, com aquela gordurinha do chouriço a molhar o pão… É simplesmente irresistível. Só aquele cheiro inconfundível já nos aguça o apetite e nos faz salivar.
Para todos aqueles que se querem aventurar a fazer esta iguaria, aqui está a receita do pão com chouriço que andavam à procura. A parte mais difícil é mesmo aguentar o tempo todo que demora a levedar enquanto se está a salivar à espera que fique pronto. Os que estão habituados a fazer pão em casa (os vestígios de um confinamento forçado em 2020 ainda se fazem sentir) verão o quão fácil é já que não são exigidas grandes técnicas.
Por isso, podem levar as luzes cintilantes, as barracas coloridas e até os foguetes estrepitosos. Mas, por favor, nunca falhem no pão com chouriço. Porque enquanto ele existir, haverá sempre um arraial.