Senhoras e senhores, apertem os cintos, mantenham-se confortáveis nos vossos lugares, que dentro de momentos iniciaremos a nossa viagem! São mais de 8000km os que nos separam da Índia, um extenso país do Sul da Ásia com uma geografia tão diversificada, que vai desde os picos dos Himalaias até praias paradisíacas no Oceano Índico.
Sim, há várias formas de viajar, mas a minha preferida continua a ser à volta da mesa. Desta vez, trago como sugestão um tradicional aperitivo indiano, muitas vezes encontrado à venda nas ruas por comerciantes ambulantes. As pakoras são bolinhos de legumes, ligeiramente picantes, preparados com uma tempura à base de farinha de grão de bico. Estão carregados com as típicas especiarias indianas antes de serem fritos até ganharem uma textura bastante crocante.
Nesta versão amiga do desperdício zero, usei como ingrediente principal as cascas da cenoura e da courgette. No entanto, estas pakoras são perfeitas para usar as cascas dos vegetais que bem entenderem para que nada seja desperdiçado. Por exemplo, da próxima vez que fizerem sopa, já sabem que destino lhes dar… E assim, com os mesmos ingredientes, terão duas refeições.
Além disso, elas são vegan e não têm glúten; perfeitas para servir num encontro entre amigos porque todos poderão apreciar sem limitações.
Anotem os ingredientes e mãos na massa.